Embraer avança com conversas para venda de caças Gripen fabricados no Brasil
Nos primeiros negócios da manhã desta quinta-feira na bolsa paulista, as ações da Embraer (EMBR3) operam com valorização de 1,03% a R$ 18,65. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a fabricante brasileira e a sueca Saab estão em conversas com potenciais clientes para a venda do caça Gripen fabricado no país.
Até 2021, a Força Aérea Brasileira (FAB) receberá o primeiro dos 36 caças encomendados às duas parceiras, construído na Suécia, e a partir de 2024 começam a ser entregues os produzidos no Brasil.
Morgan Stanley otimista com Brasil por liquidez elevada e alta do crédito privado
A parceria entre as companhias para o projeto teve início em 2013, após vencerem a concorrência para a substituição da frota de caças da FAB. A fábrica construída em Gavião Peixoto, interior de São Paulo, é utilizada para produção com as empresas já falando na continuidade da parceria
O “Gripen brasileiro” é um projeto de dois lugares para um modelo novo do Gripen que só tinha um lugar. O caça está sendo desenvolvido meio a meio pelas duas empresas. Da encomenda da FAB, 28 caças terão lugar para um piloto e 8 para dois pilotos.