Desemprego

Dow Jones despenca 4%; Verde relativiza temor com inflação nos EUA

08 fev 2018, 21:00 - atualizado em 08 fev 2018, 21:00

As principais bolsas americanas sofreram nova derrocada nesta quinta-feira (8). Os índices Dow Jones e S&P 500 caíram 4,15% e 3,75%, respectivamente, em um reforço da hipótese de que a volatilidade deve deixar para trás o período de calmaria nos mercados. O medo de que o Federal Reserve terá de subir agressivamente os juros para abater a inflação voltou a atormentar Wall Street.

Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito

A equipe do multimercado Fundo Verde, do gestor Luis Stuhlberger, relativiza os crescentes sinais de riscos inflacionários nos Estados Unidos. Na visão deles, faltam evidências de aceleração firme nos salários – que vêm em alta desde meados de 2017. E, do ponto de vista estrutural, destacam o efeito da tecnologia destruindo empregos ao longo do tempo.

“Temos aqui claramente uma dicotomia entre a força do mercado de trabalho no curto prazo, que ainda vai se intensificar pelos estímulos recentes, e os potenciais impactos da tecnologia [robotização, inteligência artificial, big data] no longo prazo, poupando mão-de-obra e potencialmente reduzindo enormemente o poder de barganha do empregado”, dizem os gestores do Verde no mais recente relatório enviado a clientes.

Um reflexo disso, segundo eles, estaria nos títulos do Tesouro americano: aqueles de vencimento mais curto com juros “muito mais firmes” do que os longos. Nesta quinta-feira, os papéis com vencimento em três anos exibiam juros de 2,30%, enquanto aqueles com prazo de 10 anos marcavam 2,82%.

Dados

Na agenda econômica, o número semanal de pedidos iniciais de seguro-desemprego (Initial Claims, em inglês) nos Estados Unidos veio abaixo da expectativa do mercado, conforme dados publicados na manhã desta quinta-feira pelo Departamento do Trabalho dos EUA. Isso representa uma boa notícia ao mercado de trabalho americano.

O indicador ficou em 221 mil solicitações feitas na semana encerrada no dia 3 de fevereiro. A projeção do mercado, colhida pelo site Briefing.com, era de 234 mil pedidos no período. O dado também é inferior ao apurado na semana anterior (230 mil pedidos).

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
conrado.mazzoni@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar