CryptoTimes

Cripto: confira as previsões de mercado para esta semana

09 mar 2020, 12:23 - atualizado em 09 mar 2020, 12:23
Na última semana, o mercado de ativos digitais esteve no vermelho novamente, seguindo a forte queda do mercado conforme o pessimismo por conta do coronavírus continua (Imagem: Pixabay/geralt)

O preço do bitcoin (BTC) e de outros ativos digitais continuou a cair durante a última semana. Bitcoin terminou a semana em cerca de 3% após uma queda de 10% em um período de 12 horas entre sábado e domingo.

O segundo e o terceiro ativos na tabela de capitalização de mercado da Brave New Coin, ether (ETH) e ripple (XRP), caíram 2% e 6% respectivamente. A capitalização do mercado cripto como um todo caiu em cerca de 2%.

Conforme os preços oscilam de volta para onde estavam no início do ano, muitos na indústria estão preocupados que o forte ímpeto de preço do bitcoin no começo do ano — direcionado por forte aspectos macro e fundamentais, além do iminente halving do Bitcoin — possa ter sido interrompido.

Dito isso, os aspectos fundamentais da rede Bitcoin continuam a impressionar, apesar do desempenho pessimista de preço nas últimas semanas.

A taxa de hashes do Bitcoin atingiu um novo recorde no dia 1º de março, em cerca de 140 quintilhões de hashes por segundo, continuando a forte tendência de alta dos últimos seis meses.

Outras métricas como as taxas médias de transações e o interesse de pesquisas no Google Trends também aumentaram desde o início do ano.

Aspectos fundamentais e otimistas como esses geralmente traduzem em futuros ganhos de preço e otimistas (bulls) do bitcoin esperam que essa pressão positiva ajude a fornecer alguma resistência contra a evasão de capital direcionada pelo coronavírus.

No amplo mercado cripto, dois grandes projetos de altcoin (criptomoedas alternativas) viraram manchete conforme Tron tomou conta da rede social SteemIt, gerando controvérsias e acusações de práticas ilegais.

Após o cabo de guerra entre Sun e a comunidade SteemIt, o preço dos dois tokens, STEEM e TRX, caíram bastante durante o fim de semana (Imagem: Facebook/TRON Foudation)

Justin Sun, o CEO da Tron, convenceu operadores de duas grandes corretoras cripto a pedir que seus usuários usassem tokens STEEM para evitar que “hackers maliciosos” de comprometerem o blockchain. Assim surgiu a polêmica.

Porém, não eram realmente hackers, e sim membros de governança do blockchain Steem que foram democraticamente eleitos para gerenciar a rede.

A comunidade SteemIt fez a bifurcação moderada (“soft fork”) da rede para evitar que Justin Sun adquirisse cerca de US$ 12 milhões de tokens STEEM pré-minerados que ele receberia como parte da recém-aquisição da SteemIt.com.

Sun e seus “sock puppets” (identidades falsas e fraudulentas) acabaram controlando o comitê de governança da Steem antes que a comunidade SteemIt obtivesse novamente o controle e derrubasse Sun.

O CEO da Tron também perdeu o apoio das corretoras e inúmeros desenvolvedores da Steem decidiram abandonar o projeto após o incidente.

Após o cabo de guerra entre Sun e a comunidade SteemIt, o preço dos dois tokens, STEEM e TRX, caíram bastante durante o fim de semana. Sun sugeriu que a bifurcação feita pelas comunidades Steem foi ilegal e que “não era o correto”, enquanto a comunidade SteemIt mostrou ao que veio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
BitTorrent vai realizar um airdrop de tokens BTT para sua comunidade esta semana (Imagem: Unsplash/@emilianatmbg)

O que vem por aí esta semana?

11 de março: airdrops de tokens BitTorrent

É difícil não ver Justin Sun fora das manchetes, e outra de suas empresas no portfólio, BitTorrent, vai realizar um airdrop (bonificação gratuita) de uma grande quantidade de tokens BTT retidos para sua comunidade esta semana.

Nos próximos cinco anos, BitTorrent vai devolver 10% de seu fornecimento total de tokens a seus detentores de BTT com as queimas, criando um “laço a longo prazo/equivalente a taxa de juros” conforme a rede evolui e se desenvolve.

Nos últimos sete dias, o preço do token nativo da rede BitTorrent (XBTT) caiu em cerca de 11%.

O mesmo aconteceu com a maioria dos grandes ativos, pois as grandes quedas resultaram em ativos em vermelho em toda a tabela de capitalização de mercado.

EOS foi um dos maiores perdedores da semana e sofreu críticas bem negativas após o anúncio de que a principal rede social da Block.One, Voice, será executado em um blockchain privado de fins específicos, diferente do blockchain público onde o token EOS é utilizado.

Foi um fim de semana difícil para pessimistas do bitcoin, pois o preço do ativo original do mercado cripto caiu em mais de US$ 1 mil ao longo do final de semana.

A crescente atividade da rede Bitcoin e os sinais de que algumas baleias possam estar direcionando a queda de preço, ao criar pressão de vendas em corretoras, sugerem que a queda de preço de ontem, 8, é temporária.

bravenewcoin@moneytimes.com.br