BusinessTimes

CPI de Brumadinho deve ser instalada nos próximos dias

13 fev 2019, 11:09 - atualizado em 13 fev 2019, 11:09
Divulgação Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

A Câmara dos Deputados deverá instalar nos próximos dias uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as causas e os responsáveis pela ruptura da barragem da Vale em Brumadinho (MG).

Quanto custa abrir uma franquia? Veja preços de 18 empresas

O rompimento da barragem, que já é considerado o maior desastre ambiental do País, ocorreu no último dia 25 de janeiro e já causou a morte de, pelo menos, 165 pessoas. O número ainda pode aumentar pois outras 155 pessoas continuam desaparecidas.

O despacho que determina a criação da CPI deve ser lido em Plenário nesta quarta-feira (13), quando ocorre no Plenário da Câmara uma comissão geral para debater as circunstâncias e as responsabilidades do desastre. Cumprida esta etapa, abre-se prazo para que líderes façam a indicação de nomes para integrar o colegiado.

Os deputados devem propor mudanças na política de segurança de barragens para aprimorar as regras gerais obrigatórias para construção e desativação de barragens de rejeitos de mineração.

As Melhores Ações da Bolsa: Clique aqui e conheça agora

A CPI foi sugerida pela deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) e conta com a assinatura de outros 194 deputados, superando o número mínimo de assinaturas exigido (171).