Tecnologia

Como o Bradesco (BBDC4) evitou um prejuízo de R$ 96 milhões?

18 ago 2023, 11:18 - atualizado em 18 ago 2023, 11:21
Bradesco
Segundo o Bradesco, este mesmo modelo de prevenção já é utilizado desde abril de 2022 (Imagem: Money Times/Kaype Abreu)

O Bradesco Inteligência Artificial, ou BIA, é a funcionalidade do Bradesco (BBDC4) para prevenir os clientes de golpes e fraudes via Pix.

Caso uma transação fique retida para análise de segurança, a BIA contata o cliente por WhatsApp, para confirmar a operação. Sendo reconhecida, ela é liberada em instantes. Caso seja desconhecida, o Pix é cancelado.

De acordo com o banco, este mesmo modelo de prevenção já é utilizado desde abril de 2022. A estimativa do Bradesco é que mais de R$ 96 milhões em fraudes foram evitadas pela BIA, que utiliza uma conta oficial no aplicativo, com selo de verificação.

Bradesco: Como funciona a BIA?

José Gomes Fernandes, diretor de segurança corporativa do Bradesco, diz que o banco conta com robustos motores de segurança para analisar as transações.

“Antes da confirmação com os clientes, avaliamos diversas variáveis que vão desde o histórico e perfil do cliente, valor da transação, até a conta do beneficiado”, aponta.

Lançada em 2016, a BIA soma mais de 2 bilhões de interações com clientes. A Inteligência Artificial também atua em demandas de atendimento como consulta de saldo e extrato, envio de comprovantes de transações Pix no WhatsApp, informe de rendimento, entre outros serviços.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar