Internacional

Charge: Após férias, investidores se preparam para um mês volátil em setembro

03 set 2019, 11:13 - atualizado em 03 set 2019, 11:14
Ações saem de um agosto volátil e seguem para o que historicamente é um mês terrível para o mercado (Investing.com)

Por Jesse Cohen/Investing.com 

As férias de verão em Wall Street terminam oficialmente agora que os investidores retornaram do longo fim de semana do Dia do Trabalho.

As ações saem de um agosto volátil e seguem para o que historicamente é um mês terrível para o mercado.

Desde 1937, o desempenho médio de setembro do Dow Jones Industrial Average e do S&P 500 apresentam um declínio de 1%, enquanto o Nasdaq registra uma queda média de 0,5%, tornando-o no pior mês do ano, de acordo com a Dow Jones Market Data.

Para provar o quão terrível um mês pode ser para o mercado de ações dos EUA, o S&P caiu 57% do tempo em setembro.

S&P 500 alcançou um recorde no final de julho, mas desde então perdeu força em meio a crescentes temores sobre a guerra comercial EUA-China, no final o S&P ficou quase 2% menor em agosto.

Com setembro sendo um mês historicamente fraco para as ações, pode-se esperar mais volatilidade e turbulência nas próximas semanas, à medida que os mercados lidam com a incerteza contínua em torno da guerra comercial EUA-China e o risco crescente de recessão.

O Cboe Volatility Index, ou VIX, amplamente conhecido como índice de medo de Wall Street, está sendo negociado atualmente perto do seu nível mais alto desde janeiro, sugerindo mais oscilações.

Mas a boa notícia é que, ao final de setembro, as coisas podem começar a melhorar muito se entrarmos no que historicamente tem sido o melhor período de três meses do ano, de outubro a dezembro.

Para ver mais dos quadrinhos semanais do Investing.com, visite: http://www.investing.com/analysis/comics

A Reuters contribuiu para esta matéria

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.