Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

BTG Pactual: Qual o melhor título de Renda Fixa?

Opinião - 13/07/2019 - 11:10
BTG Pactual
(Imagem: Money Times)

Por André Bona, do BTG Pactual

Como escolher o melhor título de Renda Fixa para suas necessidades e seus objetivos pessoais? Você já se fez essa pergunta algumas vezes? É bastante provável que sim.

Afinal, são tantas opções de títulos de Renda Fixa disponíveis no mercado que a tarefa de escolher a melhor opção pode se tornar algo quase impossível para muitos investidores. Tomar esta decisão, no entanto, não é tão difícil quanto pode parecer.

Nas próximas linhas, explicarei os principais pontos que você, como investidor consciente, deve analisar ao escolher um título de Renda Fixa para aplicar de maneira muito mais consolidada, escolhendo o melhor título de Renda Fixa para você.

Acompanhe a partir de agora!

Tipos de Títulos de Renda Fixa

Antes de escolher o melhor título para você, é importante, em primeiro lugar, entender os tipos de Títulos de Renda Fixa.

Dentro os títulos de Renda Fixa disponíveis no mercado brasileiro existem os títulos emitidos por instituições financeiras e os títulos emitidos por empresas.

Quando falamos sobre títulos emitidos por instituições financeiras, podemos citar os mais representativos sendo: o CDB (Certificado de Depósito Bancário) e as Letras de Crédito LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio).

Já em relação aos títulos emitidos por empresas, temos como exemplo as Debêntures, e os Certificados de Recebíveis: CRI e CRA.

Compreendido quais são os principais tipos de título de Renda Fixa, é o momento de entender qual é o melhor produto para compor sua carteira de investimentos.

A importância do planejamento

Para escolher o título de Renda Fixa mais adequado para compor a sua carteira de investimentos, é necessário que você faça uma avaliação em relação ao prazo do investimento.

Em qual tempo você poderá ter a necessidade de utilizar esse dinheiro? Qual é o seu objetivo com este investimento?

É importante enfatizar que, ao fazer um investimento é fundamental que você verifique se o prazo do investimento está adequado aos seus planos e de acordo com seu planejamento pessoal.

Nas aplicações que se referem à reserva de emergência e às necessidades de curto prazo – nas quais o investidor preza pela disponibilidade do dinheiro, os títulos escolhidos devem ser os que apresentam maior liquidez.

Já para aqueles recursos que podem se manter indisponíveis por um tempo maior, o investidor abre mão de liquidez, podendo optar por títulos de prazo mais elástico – na busca por uma melhor rentabilidade.

Dessa forma, a primeira pergunta que você deve fazer antes de escolher seu investimento é:

Eu preciso do dinheiro imediatamente ou posso abrir mão da liquidez?

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Com essa resposta em mãos, ficará muito mais fácil adequar o prazo do investimento com o prazo de perspectiva de resgate do valor aportado.

De maneira geral, títulos atrelados ao IPCA devem ser utilizados quando apresentam prazo de resgate mais longo – acima de 5 anos. Para os prazos mais curtos, entram os atrelados ao CDI e alguns títulos prefixados.

Retorno X Liquidez

Como você já sabe, quando o assunto é investimentos, devemos equalizar liquidez, retorno e risco, a fim de obter o melhor da carteira de investimentos. Afinal, lembre-se que um investimento sozinho não consegue entregar essas três variáveis ao mesmo tempo.

Dessa forma, nos títulos de Renda Fixa, quando se abre mão de liquidez a contrapartida é ganhar na taxa de retorno da aplicação.

Ao se aplicar em um CDB por exemplo, você pode optar por uma aplicação com liquidez diária ou por uma modalidade com prazo de carência determinando. Nesses casos, o rendimento no CDB com carência deverá, certamente, ultrapassar a rentabilidade da opção com liquidez diária.

Assim, quando você aceita um prazo maior em seu título de Renda Fixa, recebe por isso uma perspectiva de rendimento maior.

Títulos de Renda Fixa x FGC

Outra análise relevante na hora de escolher o melhor título de Renda Fixa está relacionada à garantia que a modalidade da aplicação oferece. Caso uma instituição financeira apresente problema de solvência e venha a ser liquidada pelo Banco Central, alguns papéis são cobertos pela garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Atualmente a garantia do FGC cobre até o valor de R$ 250 mil, por CPF, por instituição financeira. E, desde o final de 2017, por aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN), foi estabelecido o teto global de R$ 1 milhão em cobertura a cada período de 4 anos, para garantias pagas para cada CPF ou CNPJ.

Dos títulos aqui citados, são contemplados pela garantia do FGC:

– LCI – Letra de Crédito Imobiliário;

– LCA – Letra de Crédito do Agronegócio;

– CDB.

Os títulos corporativos – como as debentures – não contam com a garantia do FGC. Muitas vezes, inclusive, a rentabilidade oferecida por esse tipo de título pode ser superior a outros investimentos semelhantes, a fim de balancear essa falta de garantia do Fundo Garantidor de Crédito.

Perfil de investidor

Outro ponto que deve ser considerado por você antes de escolher o melhor título de Renda Fixa para investir é o perfil de investidor e seu apetite à tomada de risco nos investimentos.

Ao analisar sua carteira de investimentos de maneira mais atenta, é importante que você verifique se ela é aderente ao seu perfil de investidor. Isso significa, portanto, que os investimentos devem atender não somente às suas necessidades de liquidez, mas também às suas expectativas e tolerância ao risco.

Qual é o melhor título de Renda Fixa?

Se você tem dúvidas sobre qual é o melhor título de Renda Fixa para você, invista um tempo e faça um exercício de análise das variáveis aqui tratadas sobre o tema. Avalie:

– Prazos e liquidez;

– Garantias;

– Seu perfil de investidor.

Desta forma, será totalmente possível escolher o melhor título de Renda Fixa para compor sua carteira de investimentos e manter um portfólio sólido e 100% alinhado ao seus objetivos e ao seu perfil de investimento.

Como escolher a melhor instituição para realizar meus investimentos?

Para tomar decisões de investimentos mais adequadas e em linha com seus objetivos, você deve contar com uma boa plataforma digital e assessoria de investimentos gabaritada.

Escolher um banco de investimentos conceituado e com expertise comprovada pode lhe ajudar a encontrar as melhores opções de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal.

Última atualização por Vitória Fernandes - 12/07/2019 - 19:01