BCE deverá lançar novo pacote de estímulos para conter desaceleração econômica
O BCE (Banco Central Europeu) decide nesta quinta-feira (12) o rumo de sua política monetária, com expectativa elevada para lançamento de novo pacote de estímulos.
Para Dirk Schumacher, analista da Natixis, haverá corte do juro básico e reinício do programa de compra de ativos. “Acreditamos que Mario Draghi (presidente da autarquia) reunirá maioria suficiente para lançar novo pacote de estímulos”, afirmou Schumacher à CNBC.
Já Frederik Ducrozet, analista da Pictet, acredita que “potenciais surpresas podem incluir uma expansão do QE (Quantitative Easing, programa de flexibilização monetária) a novas classes de ativos (dívidas de bancos ou ações)”.
Clima tenso
A expectativa, conforme apurado pela reportagem da Bloomberg, é de clima tenso na reunião do colegiado, composto por 25 membros.
Temores em relação à guerra comercial, ao Brexit e à iminência de uma recessão na Alemanha – maior economia da Zona do Euro – são as principais preocupações atuais do BCE.
Três cenários
O Goldman Sachs traçou três possíveis panoramas para a reunião do BCE, avaliando o cenário-base e outros dois panoramas para a decisão de Mario Draghi.