Criptoativos

Banco Central chinês se prepara para lançar sua moeda digital

28 ago 2019, 17:00 - atualizado em 29 ago 2019, 17:33
O Banco Central chinês lançará ainda esse ano sua moeda digital e já há até 8 instituições preparadas para receberem a moeda (Imagem: Pixabay)

O Banco Popular da China (PBOC) lançará sua moeda digital, conhecida como Digital Currency/Eletronic Payment (DC/EP), certamente em 11 de novembro deste ano, distribuindo-a para sete instituições, incluindo Alibaba, Tencent e os quatro maiores bancos do mundo, todos estes chineses, conforme publicado na Forbes.

A China iniciou a pesquisa para criação de uma moeda digital soberana em 2014. Contudo, o anúncio do lançamento da Libra pelo Facebook acelerou a decisão chinesa de lançar logo sua stablecoin soberana. Leia mais sobre stablecoins aqui.

O que está claro na condução da iniciativa do PBOC é manter o controle monetário, enquanto ajuda os bancos chineses em sua luta pelo poder do dinheiro digital contra as plataformas domésticas de pagamento móvel. Juntos, os provedores de pagamento móvel Alipay e WeChat dominam até 90% da participação de mercado e muito embora a China controle praticamente todo o ecossistema de mineração de bitcoins, os criptoativos seguem sendo proibidos em solo chinês. Informou o South China Morning Post.

Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
cryptowatch@moneytimes.com.br
Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.