BusinessTimes

Atividade empresarial da Zona do Euro permanece perto da estagnação, mostra PMI

24 out 2019, 8:20 - atualizado em 24 out 2019, 8:21
Europa Paris Empresas
Leitura preliminar do PMI de outubro sugere que essas medidas ainda não influenciaram as empresas no setor privado (Imagem: Reuters/Gonzalo Fuentes)

A atividade empresarial da Zona do Euro teve apenas ligeira expansão em outubro uma vez que a demanda encolheu, de acordo com a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) divulgada nesta quinta-feira, em uma leitura decepcionante para o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi.

Em setembro, o BCE cortou sua taxa de depósito para território ainda mais negativo e disse que vai retomar seu programa de compra de ativos por tempo indefinido para reduzir os custos de empréstimos e estimular investimentos e crescimento na zona do euro.

Mas a leitura preliminar do PMI de outubro sugere que essas medidas ainda não influenciaram as empresas no setor privado.

O PMI Composto preliminar do IHS Markit ficou em 50,2 contra mínima de seis anos em setembro de 50,1 e ainda perigosamente próximo da marca de 50 que separa crescimento de contração. A expectativa em pesquisa da Reuters era de uma leitura de 50,3.

“A economia da zona do euro começou o quarto trimestre muito perto da estagnação, com o PMI preliminar indicando taxa trimestral de crescimento do PIB de pouco menos de 0,1%”, disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.

O PMI do setor de serviços foi a 51,8 de 51,6 em setembro, que havia sido a leitura mais fraca desde o início do ano. Economistas esperavam 51,9.

A indústria também teve um mês de outubro ruim e a atividade contraiu pelo nono mês seguido. O PMI repetiu a taxa de 45,7 de setembro, mínima que não era vista em sete anos e contra expectativa de 46,0.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.