Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ações: “Índice de barganhas” supera desempenho do Ibovespa em mais de 9 vezes

22/07/2019 - 5:48
Múltiplo P/VPA é largamente utilizado para avaliar empresas do setor bancário (Imagem: Pixabay)

A quantidade utilizada de múltiplos para analisar empresas no mercado financeiro é vasta e extensa, com peculiaridades distintas para cada segmento e dinâmica setorial. Em particular, existe um que se destaca por certa “irracionalidade” quando se está abaixo de 1: o P/VPA (preço da ação sobre o valor patrimonial da empresa).

Neste sentido, existem empresas que são negociadas na bolsa com preços inferiores a seu valor patrimonial, ou seja, se a companhia fosse liquidada a pó, conseguiria comprar todo seu capital social.

Levantamento realizado pelo Money Times, com base em matéria publicada no dia 19 de março de 2019 e nas cotações de fechamento desta sessão específica, aponta que o “índice de barganhas” apresentou performance mais que 9 vezes superior ao Ibovespa, de acordo com a cotação de sexta-feira (19) passada.

O portfólio composto pelas ações de Cosan (CSAN3), Copel (CPLE6), Eneva (ENEV3), Gerdau (GGBR4), Usiminas (USIM5) e Oi (OIBR4), considerando pesos idênticos na carteira, obteve alta de 36% – contra avanço de 3,9% do Ibovespa.

Elaboração: Money Times

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 22/07/2019 - 14:18