A tendência de alta do Ibovespa está de volta e o recorde é logo ali

Após meses de espera, o Ibovespa retomou nesta quarta-feira (11) a tendência de alta que deve alçar o índice de volta ao nível recorde. Foi em 10 de julho, quando bateu em 106.650 pontos e chegou ao recorde intradiário, que o temido canal de baixa começou.
Hoje a Bolsa chegou a uma leve alta de 0,4%, 103.445 pontos, perto do topo anterior de 104.850 pontos – que marcou o fim do último movimento ascendente – e com um volume financeiro expressivo de R$ 16,3 bilhões.
“Isso vai solidificando a retomada da tendência de alta do índice Bovespa rumo ao recorde, mesmo sem contar com o a força do capital estrangeiro que este ano apresentou recorde de saída da bolsa brasileira (R$ 23 bilhões, até 9 de setembro”, explica José Castro, especialista em ações da Inversa Publicações.
Ele ressalta que o desempenho de hoje se mostra ainda mais importante quando se avalia a tensão do mercado na véspera da reunião do Banco Central Europeu (BCE), cujas expectativas foram importantes para o comportamento positivo dos mercados mundiais neste início de semana. O petróleo também caiu e puxou consigo as ações da Petrobras (PETR3; PETR4), que têm o maior peso do índice.
Outros fatores, contudo, agiram a favor. O clima entre China e EUA continua a melhorar. Aqui no Brasil, a demissão do Secretário da Receita por causa da controvertida proposta da nova CPMF, não afetou os mercados. Os dados das vendas no varejo acima do esperado e a liberação de recursos ao Minha Casa Minha Vida também tiveram a sua parte.
Aproveite esta Tendência Agora e receba as Melhores Oportunidades da Bolsa: Clique Aqui
Castro explica que o Ibovespa está “saindo completamente do canal de baixa que vinha se formando desde julho, com as médias móveis de curto e longo prazo se posicionando abaixo do gráfico (veja abaixo), sinalizando a tendência de alta e com objetivo inicial aos 104.850 pontos e 106.650 (topo histórico)”.
Veja o gráfico que revela a posição otimista para a Bolsa:
