Últimas Notícias Tesouro Direto Nova Previdência Cotações Comprar ou Vender Cripto
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

6 razões para você ter investimentos em Renda Variável em sua carteira

Opinião - 17/02/2019 - 9:10

Por Leonardo Covello, para o BTG Pactual Digital

Olá, Investidor,

Você sabe qual é a importância e a relevância de manter uma porção de Renda Variável na sua carteira? Investimento rodeado de muitos tabus, a Renda Variável tem um potencial importantíssimo para a tornar a carteira do investidor mais rentável, ao mesmo tempo que também aumenta o risco do portfólio como um todo. Veja abaixo as principais vantagens de manter posições nessa modalidade de renda.

Continua depois da publicidade

Não arrisque a sua aposentadoria

As Melhores Ações da Bolsa: Clique aqui e conheça agora

Investimentos a partir de pequenas quantias

O mercado de ações conta com a grande vantagem de poder ser acessado com pequenos valores com os chamados papéis fracionados, ou até outras opções de fácil acesso. O ideal é comprar lotes de ações, que contam com mais liquidez, mas também têm um preço mais alto. Assim, o mercado fracionário pode ser uma alternativa.

Liquidez

Ainda que não seja o produto ideal para isso, nas rendas variáveis, mais notadamente as ações, você possui a possibilidade de vender as suas ações rapidamente e normalmente em 3 dias o dinheiro estará na sua conta corrente. Lembre-se que em muitos fundos as cotizações superam esse  período e rendas fixas podem exigir que seu dinheiro fique investido por longos períodos, até vencimento do título, dependendo de cada caso. Contudo, importante mencionar que a ideia da renda variável não é ser utilizada como primeira opção de reserva de emergência, para isso existem investimentos muito mais adequados.

Voce pode ganhar além das valorizações do papel

Ao adquirir uma ação você está se tornando sócio da empresa. A depender do tipo de participação, a companhia, terá como obrigação, o pagamento do que chamamos de dividendos. Afinal, sendo um sócio da empresa voce deverá receber parte de seus lucros. Sendo assim, você teria a possibilidade de ganhar em dois momentos diferentes: na valorização do papel e no recebimento dos dividendos. Nesse ponto é importante ficar atento às empresas consideradas “boas pagadoras de dividendos”.

Diversificação

Uma máxima da teoria moderna de investimentos é justamente a ideia da diversificação. É de suma importância consultarmos as diferentes opções do mercado para montarmos uma carteira.

Por exemplo, costumamos observar certa correlação entre taxa de juros baixa e valorização do índice da bolsa. Sendo assim, se você aplica majoritariamente em Renda Fixa e está correndo o risco de sofrer com uma possível queda/corte da taxa de juros, determinados papéis de bolsa podem se beneficiar desse movimento, balanceando adequadamente a carteira para seus objetivos.

Ganhar dinheiro sem sair de casa

Quando aprendemos a lógica do mercado de ações e nos sentimos confiantes em buscar oportunidades no mercado acionário, temos como potencial gerar uma renda superior a outras formas de investimentos. É fato que muitos investidores iniciantes buscam se especializar nessa área para aprender técnicas mais avançadas de investimento, como o daytrade, por exemplo.

Possibilidade de altos rendimentos

Como qualquer investimento com alto risco e incertezas, as ações têm potencial de terem seus pontos negativos compensados pelo grande potencial de se obter altos rendimentos. É claro que a capacidade de auferir ganhos dependerá da correta leitura de mercado e montagem da carteira, mas a tendência desse mercado, no longo prazo, é de alta. Mesmo começando com poucos ativos e com riscos menores, é possível aumentar o portfólio de ações e a exposição no mercado conforme a experiência do investidor e a rentabilidade do ativo forem melhorando.

Money Times no Messenger!
Notícias selecionadas para você