Carreiras

5 dicas que podem te deixar mais próximo do novo emprego

26 ago 2019, 17:21 - atualizado em 26 ago 2019, 17:21
Ficar atento às divulgações de vagas e processos seletivos é fundamental para aumentar as chances de arrumar uma colocação (Imagem: Pixabay)

Apesar de uma ligeira melhora, o desemprego continua apresentando altos índices no Brasil. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), o primeiro trimestre deste ano registrou 13 milhões de pessoas desocupadas, queda de 0,1% em relação ao último trimestre de 2018.

Diante deste cenário, procurar um emprego torna-se uma tarefa árdua. Ficar atento às divulgações de vagas e processos seletivos é fundamental para aumentar as chances de arrumar uma colocação.

Normalmente, os meios tradicionais de buscas, como portais de estágio e empregos, jornal e sites especializados são uma ótima fonte para quem procura uma nova posição no mercado de trabalho. Porém, existem outras opções que podem elevar ainda mais as possibilidades do candidato.

Pensando nisso, Du Migliano, Co-Founder da 99jobs, separou cinco dicas para te deixar mais próximo do seu novo emprego. Confira:

1 – Digite no campo de busca do Facebook a palavra “Carreira”

Não é muita gente que sabe, mas grande parte das empresas tem redes sociais voltadas para a aquisição de talentos. A JBS tem a “Jovens de Valor”, a LOréal a “Talentos”, o Itaú a “Vagas Agência”, e muito mais.

2 – Procure no campo de busca “Vagas + o nome da sua cidade”

Ainda no Facebook, a maioria das cidades, mesmo as de interior, possuem grupos de divulgação de oportunidades. Também tem vertentes como “vaga freelancer”, “vagas para minas” e uma série de desdobramentos. Vale dar uma explorada na ferramenta de busca.

3 – Mantenha seu cadastro e currículo atualizados nas plataformas

Parece óbvio, mas tem gente que cria o cadastro e esquece, ou muda o número de celular e não atualiza. Quanto mais atualizado estiver o seu cadastro, maior a chance de você receber e-mails/comunicações de vagas que estão no seu perfil.

4 – Deixe a timidez de lado e entre em contato com recrutadores

Tem uma empresa do seu interesse? Entre no LinkedIn e tente conversar com alguém que seja do RH dessa empresa. Tire algumas dúvidas, faça algumas perguntas e dê uma sondada nos processos seletivos abertos.

5 – Se mostre interessado na entrevista 

Quando chegar até a empresa, não tenha medo de fazer perguntas ao recrutador sobre as atividades que serão desempenhadas ou tirar eventuais dúvidas sobre a empresa. Fazer perguntas pertinentes demostra interesse e proatividade, qualidades que contam pontos positivos para o candidato.

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.