Economia

Zona do Euro tem déficit comercial de € 34,4 bilhões em setembro, pressionada por energia

15 nov 2022, 11:35 - atualizado em 15 nov 2022, 11:39
União Europeia zona do euro europa consumo balança comercial déficit energia
Pressão: aumento dos custos de energia pesou nas contas da Zona do euro (Imagem: Julien Warnand/Pool via REUTERS)

A zona do euro registrou um déficit comercial de 34,4 bilhões de euros em setembro, com o aumento das importações devido aos altos custos de energia, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira, 15, pela Eurostat, a agência de estatísticas da União Europeia.

O déficit comercial da zona do euro em setembro reverte o superávit de 6,7 bilhões de euros no mesmo período do ano passado, disse o Eurostat. Houve, porém, queda em relação ao déficit recorde de agosto, de 47,3 bilhões de euros.

Zona do Euro reporta salta das importações

O déficit foi impulsionado por um salto nas importações, que aumentaram 44,5% no ano para 294,0 bilhões de euros. As exportações também aumentaram, embora a um ritmo mais lento de 23,6%, para 259,6 bilhões de euros.

Em uma base mensal, as exportações da zona do euro aumentaram 1,6% com ajuste sazonal, enquanto as importações diminuíram 2,0%.

Os dados para a UE mostraram que o déficit comercial de energia aumentou para 491,4 bilhões de euros nos primeiros nove meses do ano, em comparação com um déficit de 179,6 bilhões de euros no mesmo período do ano passado, ressaltando os custos mais elevados da energia importada desde a eclosão da guerra na Ucrânia.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar