Internacional

Zona do Euro: Inflação anual ao consumidor sobe a 8,9% em julho

29 jul 2022, 7:11 - atualizado em 29 jul 2022, 7:11
zona do euro; consumo
Inflação ao consumidor na zona do euro renova máxima histórica, ao subir 8,9% em julho, conforme prévia do indicador (Imagem: REUTERS/Wolfgang Rattay)

A taxa anual da inflação ao consumidor na zona do euro alcançou novo recorde de alta, ao subir de 8,6% em junho para 8,9% em julho, de acordo com a primeira estimativa do dado divulgada hoje pelo Eurostat, a agência de estatísticas da União Europeia (UE).

Em base mensal, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) na zona do euro teve ligeira alta de 0,1% em julho.

Já o núcleo do CPI, que exclui itens mais voláteis como alimentos e energia, avançou 5,0% no confronto anual, acelerando-se em relação à alta de 4,6% apurada no mês anterior.

Os preços da energia foram novamente os principais responsáveis pelo avanço da inflação, apesar da desaceleração da alta. Em base anual, os preços da energia subiram 39,7% em julho, de +42,0% em junho.

Mas as pressões sobre os preços estão se ampliando para outras categorias. Os preços de alimentos, álcool e tabaco subiram 9,8% neste mês, de +8,9% no mês anterior.

?Money Times é Top 9 em Investimentos!?

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!