ZkSync: Tudo o que você precisa saber sobre o lançamento da solução da Ethereum (ETH)
Após quatro anos de preparação, zkSync está se aproximando de seu tão aguardado lançamento.
Um dos maiores debates na indústria de criptomoedas é como a rede Ethereum (ETH) aumentará sua escalabilidade, e quais métodos ou tecnologias seriam os melhores.
Como resultado, o lançamento de zkSync será um momento crucial para Ethereum, visto que a abordagem de escalabilidade proposta por zkSync será colocada à prova em um ambiente ao vivo.
ZkSync é uma tecnologia com certa complexidade – com palavras, como “zkEVM”, desafiando o entendimento. Confira abaixo o que é zkSync, quando será o lançamento e o que a torna diferente de outras soluções para escalabilidade da Ethereum.
O que é zkSync?
ZkSync é uma nova abordagem para solucionar os problemas de escalabilidade da rede Ethereum. É uma das primeiras aplicações de uma tecnologia chamada prova de conhecimento zero, e afirma ser a primeira a usar essa tecnologia de uma maneira que é nativamente compatível com aplicações da Ethereum.
De modo resumido, zkSync quer fornecer transações mais rápidas e baratas para o blockchain da Ethereum, e também abrigar aplicações populares da Ethereum.
Se a solução de segunda camada for bem-sucedida, poderemos ver importantes corretoras descentralizadas e protocolos de finanças descentralizadas (DeFi) se expandindo para a camada de zkSync – permitindo que usuários do mundo cripto acessem essas ferramentas a um custo mais baixo.
Mais especificamente, zkSync é um protocolo de segunda camada. Isso significa que é uma camada desenvolvida em cima da rede Ethereum e oferece benefícios de escalabilidade.
O plano da Ethereum para escalabilidade é por meio de um sistema de camadas múltiplas, cada uma se desenvolvendo em cima da Ethereum e usufruindo da segurança proporcionada pela rede. ZkSync quer fornecer uma alternativa para as atuais soluções de segunda camada, como Arbitrum e Optimism.
ZkSync está sendo desenvolvida por uma equipe, chamada Matter Labs. A equipe é composta por Steve Newcomb, diretor de produtos e fundador de Powerset, adquirida pela Microsoft.
Também lidera a equipe o diretor de engenharia, Anthony Rose, que comandou equipes de engenharia na SpaceX, de Elon Musk, por vários anos, desenvolvendo softwares para Falcon, Dragon e Starlink.
Quando zkSync será lançada?
Atualmente, zkSync está operando em uma rede de testes (“testnet”, em inglês), a qual está em funcionamento desde fevereiro. Usuários podem interagir com a plataforma e com aplicações desenvolvidas nela antes do lançamento da rede principal.
O lançamento da rede principal de zkSync acontecerá em diversas fases. Cada estágio é programado para desenvolver progressivamente e realizar testes de estresse em diversas partes da rede, antes de permitir o acesso a altos volumes de usuários ou fornecer a outros projetos a habilidade de se implementarem completamente sobre zkSync.
O primeiro lançamento recebeu o nome de Baby Alpha e acontecerá no dia 28 de outubro. Essa fase colocará a rede em operação – mas sem projetos externos, para garantir que toda a rede de zkSync esteja funcionando adequadamente antes de estar para o receber alto volume de usuários.
Assim que a primeira fase for concluída, será implementada Fair Launch Alpha – algo que deverá acontecer no final deste ano e que permitirá que projetos de ecossistema e uma quantidade limitada de usuários sejam transferidos para a solução de escalabilidade.
A fase final – chamada Full Alpha – possibilitará que todos os projetos e usuários usem zkSync e implementem projetos na rede. A equipe está planejando ter esta fase pronta até o final deste ano.
Por que zkSync é significativo para Ethereum?
O principal motivo por que o lançamento de zkSync é significativo para Ethereum é porque a solução de segunda camada trará maior velocidade para o processamento de transações e a um custo menor.
Após o lançamento, zkSync oferecerá transações que serão de 10 a 20 vezes mais rápidas e baratas que usar o blockchain principal da Ethereum. Isso fornecerá uma alternativa para usuários de criptomoedas usar o blockchain – especialmente quando mais aplicações estiverem disponíveis em zkSync.
“Finalmente, conseguiremos ver a escalabilidade acontecendo, para haver milhares e milhares de transações por segundo, e que as taxas para usar a Ethereum fiquem cada vez menores até o momento em que o número de casos de uso, de aplicações e de usuários aderindo possa finalmente alcançar a adoção em massa”, disse Newcomb ao The Block.
O que é zkEVM e por que isso importa?
Outro importante elemento de zkSync é que a solução de segunda camada afirma ser a primeira a lançar zkEVM em sua rede principal.
ZkEVM – do inglês, “Zero Knowledge Ethereum Virtual Machine” – permite que desenvolvedores criem aplicações de conhecimento zero usando Solidity, linguagem de codificação padrão da indústria.
A possibilidade de usar Solidity significa que desenvolvedores podem criar aplicações usando a mesma linguagem e ferramentas que usam na Ethereum, e fazer facilmente a transição para zkSync, assim que for lançado.
O importante nesse tópico é que a tecnologia de conhecimento zero potencialmente oferece maior escalabilidade que outras soluções de escalabilidade. Até agora, projetos não conseguiram oferecer tal escalabilidade combinada com os benefícios de operar uma Ethereum Virtual Machine.
O resultado é que pode oferecer um ambiente com atrativos para desenvolvedores e aplicações da Ethereum. Não só pode oferecer uma forte escalabilidade, como também permitirá que projetos sejam transferidos para a rede de uma maneira mais rápida e fácil.
Por esse motivo, é esperado que esses protocolos se expandam da rede principal da Ethereum para zkSync e migrem de outros ecossistemas blockchain.
“A quantidade de projetos que pediram para migrar [para zkSync] abrange desde pessoas que estavam em soluções de primeira camada alternativas, pessoas que estavam na Ethereum, pessoas que estavam em roll ups e pessoas que estavam em sidechain da Polygon, além de muitos projetos que de StarkWare que estão vindo para nós e perguntando: ‘conseguimos migrar [para zkSync]?”, explicou Newcomb.
Newcomb acrescentou que, provavelmente, levará cerca de nove meses para trazer todos esses projetos, porque a equipe não trazer muitos projetos no início e enfrentar problemas de escalabilidade repentinos.
Prêmio Os + Admirados da Imprensa!
O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.