CryptoTimes

ZK-Rollups deverá ser a principal solução de 2ª camada da Ethereum (ETH), diz Vitalik Buterin

08 ago 2022, 12:41 - atualizado em 08 ago 2022, 12:41
Ethereum
O cofundador da Ethereum observou que ZK-Rollups são mais rápidos para movimentar fundos. (Imagem: Flickr/TechCrunch)

Ao participar do evento ETHSeoul na sexta-feira (5), o cofundador da Ethereum (ETH) – Vitalik Buterin – previu que Zero Knowledge Rollups (ZK-Rollups) irá ultrapassar Optimistic Rollups na disputa entre soluções de segunda camada da rede.

No evento, Buterin destacou que, embora Optimistic Rollups sejam mais maduros, os fundamentos da tecnologia de ZK-Rollups permitirá que esta ultrapasse a primeira a longo prazo.

Optimistic e ZK-Rollups são as soluções de segunda camada mais adotadas para ajudar na escalabilidade da Ethereum com computação off-chain, ao mesmo tempo em que mantêm a segurança do blockchain principal.

Porém, existem diferenças na arquitetura dessas soluções e no nível de segurança que elas oferecem.

Buterin observou que ZK-Rollups são mais rápidos na movimentação de fundos de e para a rede principal, o que pode levar à maior adoção deles.

“Minha opinião é de que, a longo prazo, ZK-Rollups irão eventualmente ultrapassar Optimistic Rollups, porque têm essas vantagens de fundamentos, como, por exemplo, você não precisa ter um período de sete dias para o saque”, disse Buterin.

“Daqui dez anos ou mais, espero que Rollups sejam basicamente todos ZK”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Solução da Ethereum apresenta dificuldades

No entanto, Buterin reconheceu que ZK-Rollups ainda precisam amadurecer e, atualmente, são difíceis para construir.

“Ao mesmo tempo, a tecnologia de ZK é difícil de construir [novas aplicações em cima dela]. Existem muitos desafios mentais, especialmente em fazer tudo isso de modo seguro e garantindo que todos os circuitos estão corretos. A tecnologia de rollup de Optimisitc só é mais madura”, disse o cofundador da Ethereum.

Apesar de ZK-Rollups serem mais rápidos, eles não têm uma Ethereum Virtual Machine (EVM), dificultando a operação de aplicações descentralizadas (dApps), como protocolos de finanças descentralizadas (DeFi).

A EVM é a unidade principal de processamento do blockchain da Ethereum para dApps.

Essa falta poderá mudar em breve, visto que a compatibilidade de ZK-Rollups com EVM está encaminhada.

Projetos de segunda camada, como Scroll, zkSync e Polygon (MATIC) anunciaram planos para introduzir um ambiente computacional, chamado zk-EVM, que permitirá que ZK-Rollups execute de modo independente todos os tipos de contratos autônomos de uso geral.

“Começamos a ver implementações de zk-EVM que estão quase prontas para serem escaladas com transações da Ethereum, o que é incrível”, acrescentou Vitalik Buterin.

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.