CryptoTimes

Zerion quer fornecer soluções para o fragmentado setor DeFi

26 abr 2020, 11:00 - atualizado em 24 abr 2020, 17:22
Zerion é uma interface simples que fornece acesso às finanças descentralizadas (DeFi) para o investimento, a obtenção de rendimento e empréstimo de criptoativos (Imagem: Zerion)

Evgeny Yurtaev, CEO da Zerion, existem dois grandes problemas no atual universo cripto. Primeiro, apesar de protocolos serem descentralizados, muitos pontos de acesso ao sistema, como corretoras, ainda são centralizados.

Além disso, muitos projetos cripto são gerenciados por meio de organizações centralizadas que, geralmente, não são transparentes nem prestam contas. Assim, a indústria blockchain ainda não abriu as portas para as finanças.

A criação do bitcoin em 2008 trouxe praticamente a primeira solução global para acordos de negociação de ponto a ponto que não precisam de intermediários, afirma Yurtaev.

Um componente principal dessa criação é que pessoas possam ter controle sobre seus ativos. “Porém, bitcoin e criptomoedas precoces só descentralizaram a emissão e o armazenamento do dinheiro, e não o acesso ao sistema financeiro”, acrescentou ele.

Finanças descentralizadas, ou DeFi, podem fornecer a solução. Produtos e plataformas DeFi oferecem uma gama de veículos e mercados financeiros que asseguram que um indivíduo seja o único custodiante de seus ativos, e essa indústria nascente explodiu.

No início deste ano, a capitalização de mercado dos ativos DeFi ultrapassou US$ 1 bilhão pela primeira vez.

Essas novas plataformas e novos ativos fornecem duas vantagens sobre as opções financeiras tradicionais. Em primeiro lugar, agora as pessoas podem participar dos mercados financeiros enquanto não precisam confiar em intermediários.

Bitcoin e criptomoedas precoces só descentralizaram a emissão e o armazenamento do dinheiro, e não o acesso ao sistema financeiro (Imagem: Freepik/rawpixel.com)

Todos têm acesso e não existe um controle central. Em segundo lugar, protocolos de código aberto permitem que qualquer um crie produtos financeiros.

Pessoas em todo o mundo agora podem colaborar com novas formas de criação de valor, declarou Yurtaev, “que podem resultar em inovações cada vez mais rápidas e fortes efeitos na rede conforme cada vez mais usuários e criadores migram para as plataformas”.

Yurtaev começou a trabalhar na Zerion no fim de 2018. A plataforma foi criada para dar a usuários sem experiência técnica a capacidade de adquirir, rastrear e gerenciar ativos em diversos grandes protocolos DeFi, incluindo MakerDAO, Compound, Uniswap, Set e Fulcrum.

Em dezembro de 2019, a empresa anunciou uma rodada de financiamento “seed”  (para ajudar no crescimento da empresa) bem-sucedida de US$ 2 milhões. A rodada foi liderada pelo fundo de capital de risco nova-iorquino Placeholder, com participação de Blockchain Ventures e Gnosis.

Recentemente, Zerion lançou DeFi SDK, um sistema de código aberto para contratos inteligentes que simplifica a integração de diversos protocolos DeFi.

Atualmente, existe uma grande variedade de aplicações DeFi disponíveis. Fornecem muito do que o sistema financeiro centralizado e tradicional fornece, desde empréstimos a seguros. São predominantemente alimentados pela Ethereum.

Ganhe rendimento sobre criptoativos retidos em plataformas como o protocolo Compound e aplicações descentralizadas (dapps) como Dharma e Celsius.

Converta ether (ETH) para outros tokens da Ethereum de forma segura e privada em corretoras descentralizadas como Uniswap ou IDEX.

– Faça o hedge de portfólios de criptoativos em plataformas descentralizada de negociação de derivativos como dYdX.

Realize o seguro contra a falha de contratos inteligentes com Nexus Mutual.

Aposte no resultado de eleições ou de eventos esportivos em plataformas de mercado de previsão como Augur.

Armazene fundos em stablecoins lastreadas por cripto durante épocas de extrema volatilidade de mercado, como pode ser visto com DAI.

DeFi SDK é um sistema de código aberto para contratos inteligentes que simplifica a integração de diversos protocolos DeFi (Imagem: Medium/Zerion)

Porém, não existe uma forma padronizada de acrescentar suporte aos protocolos DeFi. Geralmente, desenvolvedores precisam programar integrações ou dados de pesquisa por meio de interfaces de programação de aplicações (APIs) para ganhar acesso.

Essa é uma tarefa complexa e ineficaz para desenvolvedores, já que cada integração de protocolo tem seu processo único.

DeFi SDK soluciona o problema de fragmentação no setor DeFi ao criar um formato padronizado de integração para ser usado por desenvolvedores de protocolo, enquanto ainda permanece sem a necessidade de confiança (“trustless”) e de código aberto.

Para desenvolvedores de protocolos DeFi, isso significa que quaisquer atualizações feitas automaticamente se refletem em todas as dapps que utilizam o DeFi SDK.

Para desenvolvedores de dapps, isso significa que a integração de uma variedade de protocolos DeFi é tão fácil como usar uma única biblioteca. Para o usuário final, isso significa um suporte mais rápido para novos protocolos DeFi.

Em seu núcleo, DeFi SDK consiste de adaptadores de tokens e de protocolo. Adaptadores de tokens são contratos inteligentes que fornecem uma solução “on-chain” (no próprio blockchain) para obter os tokens subjacentes de ativos derivativos.

Basicamente, esses adaptadores atuam como decodificadores que fazem sentido dos complexos tokens de padrão ERC-20, como os tokens ETH-cDAI da Uniswap.

Esses tokens complexos são ilegíveis por meio de carteiras normais criadas na Ethereum e usuários têm de recorrer à verificação de saldos na dapp para a qual o protocolo foi criado.

Exemplo de adaptador de token (Imagem: Zerion)

Adaptadores de protocolo são responsáveis por obter dados “on-chain” sobre DeFi, como crédito de usuários e saldos de depósito. Geralmente, essas informações devem ser programadas ou obtidas por meio de integrações de API em vez de serem consultadas “on-chain”, o que não é ideal.

DeFi SDK contém metadados para cada protocolo que possui suporte, permitindo que todas as informações relacionadas ao protocolo sejam consultadas em uma solicitação.

Da perspectiva do desenvolvedor do protocolo, a vantagem é que, quando o adaptador do protocolo for criado, os dados de seu protocolo estarão acessíveis a cada carteira e dapp integradas com DeFi SDK.

Exemplo de adaptador de protocolo (Imagem: Zerion)

Os protocolos que já estão integrados com DeFi SDK incluem Maker DAO, Compound, TokenSets, Balancer Labs, Curve, Idle, PoolTogether, AAVE, Synthetix, 0x, Uniswap Protocol, iearn.finance, Bancor, dYdX e PieDAO.

Essa primeira versão do DeFi SDK é, precisamente, para prestação de contas no setor DeFi.

As próximas versões, ainda em desenvolvimento, irão apresentar adaptadores interativos que padronizam a forma como dapps interagem com diversos protocolos DeFi.

DeFi SDK é um grande primeiro passo para tornar aplicações DeFi amplamente mais acessíveis.

bravenewcoin@moneytimes.com.br