Política

Zelenskiy propõe troca de político pró-Rússia por prisioneiros

12 abr 2022, 20:38 - atualizado em 12 abr 2022, 20:38
Volodymyr Zelenskiy
Zelenskiy também afirmou que não é possível tirar conclusões 100% seguras sobre se as forças russas usaram armas químicas na cidade de Mariupol (Imagem: Serviçon de Imprensa da Presidência da Ucrânia/Divulgação via REUTERS)

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, propôs a troca do político pró-Rússia Viktor Medvedchuk por prisioneiros de guerra detidos pelas forças de Moscou.

Em um discurso no início da manhã de quarta-feira (horário local), ele disse que é “importante que nossas forças de segurança e forças militares considerem essa possibilidade”. Os serviços de segurança da Ucrânia disseram nesta terça-feira que prenderam Medvedchuk, que é o aliado mais próximo e influente do presidente Vladimir Putin na Ucrânia.

Zelenskiy também afirmou que não é possível tirar conclusões 100% seguras sobre se as forças russas usaram armas químicas na cidade de Mariupol, observando que não se pode realizar uma investigação adequada na cidade sitiada.

Zelenskiy disse que o que chamou de ameaças repetidas de alguns na Rússia de usar armas químicas significa que o Ocidente precisa agir agora para impedir que tais armas sejam empregadas. Ele não deu detalhes.

reuters@moneytimes.com.br