Zelenskiy e Trump entram em conflito com discussão aos gritos no Salão Oval

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entraram em conflito nesta sexta-feira, com Zelenskiy questionando a inclinação de Trump em direção à Rússia e Trump acusando-o de ser desrespeitoso, conforme suas diferenças explodiam em uma discussão aos gritos.
Trump afirmou que Zelenskiy “não está pronto para a paz se a América estiver envolvida”, em um post na Truth Social, após a reunião entre os líderes.
- VEJA MAIS: Os balanços das maiores empresas estão saindo! Veja o que pode mexer com suas finanças e como se posicionar
Durante a conversa no Salão Oval, Trump insistiu que Zelenskiy está perdendo a guerra na Ucrânia: “pessoas estão morrendo, vocês estão ficando sem soldados”.
Ele ameaçou retirar o apoio dos EUA em um impasse na frente de repórteres antes de uma cerimônia de assinatura planejada para um acordo de compartilhamento de receitas de minerais.
“Ou vocês fazem um acordo, ou estamos fora, e se estivermos fora, vocês vão lutar. Não acho que vai ser bonito”, disse Trump a ele.
“Você não tem as cartas. Assim que assinarmos esse acordo, você estará em uma posição muito melhor. Mas você não está agindo de forma agradecida, e isso não é uma coisa legal. Vou ser honesto. Isso não é uma coisa legal.”
Zelenskiy desafiou Trump abertamente sobre sua abordagem mais suave em relação ao presidente russo, Vladimir Putin, pedindo-lhe para “não fazer concessões com um assassino”.
Zelenskiy rebateu as alegações de Trump de que cidades ucranianas foram reduzidas a escombros por três anos de guerra. Trump enfatizou que Putin quer fazer um acordo.
“Você está apostando na Terceira Guerra Mundial”, afirmou Trump a Zelenskiy em um ponto, pedindo-lhe para ser mais grato.
O vice-presidente dos EUA, JD Vance interrompeu dizendo que era desrespeitoso da parte dele ir ao Salão Oval para litigar sua posição, um ponto com o qual Trump concordou.
“Você não disse obrigado”, disse Vance. Zelenskiy, levantando a voz, respondeu: “Eu disse muitas vezes obrigado ao povo americano.”
Zelenskiy, que ganhou bilhões de dólares em armamento e apoio moral dos EUA do governo Biden para sua luta contra a Rússia, está enfrentando uma atitude nitidamente diferente agora. Trump quer encerrar rapidamente a guerra de três anos, melhorar os laços com a Rússia e recuperar o dinheiro gasto para apoiar a Ucrânia.
“Espero ser lembrado como um pacificador”, disse Trump.
Mais cedo, Trump afirmou a Zelenskiy que seus soldados têm sido incrivelmente corajosos e que os Estados Unidos querem ver o fim da luta e o dinheiro destinado a “diferentes tipos de uso, como reconstrução”.
Trump adotou uma postura muito menos comprometida com a segurança europeia, uma mudança de tom que tem causado choque por toda a Europa e alimentado temores em Kiev e entre seus aliados de que poderia ser forçada a um acordo de paz que favoreça a Rússia.