Zcash (ZEC)

Zcash sendo banida das principais bolsas

22 set 2019, 15:00 - atualizado em 22 set 2019, 0:22
Zcash é um projeto que tem causado muitos desconfortos aos reguladores, tendo sido banida do Japão e supostamente será banida da OKex Korea e Coinbase (Imagem: Pixabay)

O Zcash (ZEC) adotou um meio termo quando se trata de tecnologia furtiva, na tentativa de estar em conformidade com os regulamentos e ao mesmo tempo manter sua principal qualidade para o usuários que é realizar transações anônimas.

Para endereços z, o Zcash realiza o anonimato por meio do Argumento de Conhecimento Não Interativo Sucinto de Zero Conhecimento (zk-SNARKs). Essencialmente, os zk-SNARKs garantem que uma transação seja válida enquanto criptografam completamente qualquer informação sobre a transação.

A Coinbase, oferece Zcash, exceto no estado de Nova York. Os clientes podem enviar Zcash para a Coinbase a partir dos endereços z e t, mas eles só podem retirar para um endereço t. Isso é compreensível, considerando que permitir saques para endereços z tornaria problemático para fins de compliance para a Coinbase provar que realizou uma retirada. Além disso, a retirada para endereços z violaria os regulamentos, pois permitiria o envio do Zcash diretamente da Coinbase para a darknet. Transacionar Zcash tem sido um desafio ao compliance de várias bolsas ao redor do mundo. Leia mais aqui sobre a valorização da Zcash assim que a Coinbase anunciou sua listagem.

No entanto, a Coinbase no Reino Unido retirou repentinamente o Zcash das suas operações, assim como a OKEx Korea. A exclusão da OKEx Korea foi uma resposta aos regulamentos da Força-Tarefa de Ação Financeira (GAFI), que serão adotados por cerca de 200 países até junho de 2020.

Isso significa que o Zcash possa ser retirado de todas as bolsas regulares no próximo ano, o que anula o objetivo do projeto Zcash ser compatível o suficiente para ser listado em qualquer bolsa e ainda oferecer anonimato aos usuários. Duas opções que se mostram difíceis de serem conjugadas ao mesmo tempo daqui para frente.

Também há preocupações de que o Zcash também não seja totalmente anônimo devido à sua natureza opcionalmente transparente. Mas essa é uma discussão teórica entre os defensores da criptografia que é usada nas demais moedas furtivas, como a Monero e os desenvolvedores do Zcash.

Isso é exacerbado pelo fato de o governo dos Estados Unidos estar financiando pesquisas para quebrar o anonimato do Zcash (ZEC) e Monero (XMR). Será muito difícil comprometer o anonimato do Monero (XMR), pois todos os recursos de privacidade são obrigatórios, mas a transparência opcional do Zcash (ZEC) dá aos pesquisadores forenses de blockchain uma janela para quebrar o anonimato da rede do Zcash.

Se o Zcash acabar sendo retirado da Coinbase e de outras bolsas devido aos regulamentos do GAFI, é possível que os usuários escolham o Monero como opção principal e com isso force um rali em sua cotação.

Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.