CryptoTimes

Yuan digital se aproxima de lançamento oficial após disponibilização no Alipay

10 maio 2021, 12:51 - atualizado em 10 maio 2021, 12:51
Clientes do ICBC na cidade de Chengdu podem ativar suas carteiras com yuan digital após se cadastrarem no aplicativo do banco estatal (Imagem: Weibo/Jiangsu TV)

O Banco Industrial e Comercial da China (ICBC, na sigla em inglês), um dos maiores bancos mundiais em total de ativos, aparenta ter possibilitado que usuários públicos ativassem a moeda digital emitida pelo banco central (CBDC) da China em suas carteiras dentro do aplicativo. 

Clientes do ICBC, ao menos da cidade de Chengdu, uma das primeiras a realizar testes com yuan digital (e-CNY), podem agora ativar essas carteiras após se cadastrarem no aplicativo do banco para dispositivos móveis. 

Enquanto a ferramenta, chamada “Internal Test Wallet” (Carteira de Testes Internos, em português), pôde ser encontrada durante meses no aplicativo do ICBC, não era possível ativá-la, exceto por usuários da lista de boa reputação, ao menos até abril.

No entanto, nas últimas semanas, parece que a função se tornou discretamente disponível para ativação para usuários públicos, em Chengdu, sem a necessidade de um convite. Outros grandes bancos estatais chineses ainda não abriram ferramentas semelhantes ao público. 

Uma captura de tela da opção ativada no aplicativo. As marcas d’água foram geradas automaticamente.

A carteira do aplicativo do ICBC possibilita quatro funções: depósito de valores de contas associadas em outros bancos, saque de quantias de contas bancárias, pagamento via código QR e realizar transações de ponta a ponta.

Segundo o teste inicial feito pelo The Block, todas as quatro funções são totalmente funcionais.

A interface para o usuário da nova carteira do ICBC também apresenta um vídeo instrucional e uma página com respostas a perguntas frequentes.

O vídeo instrucional destaca que o propósito estratégico do e-CNY é “reagir proativamente à onda de choque trazida por criptomoedas globais privadas em direção a moedas soberanas [nacionais]” e “manter a ordem dos mercados financeiros”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ativação mais ampla

Enquanto isso, a mídia local noticiou, nesta segunda-feira (10), que a opção de yuan digital também está disponível para alguns usuários do Alipay.

Segundo a notícia, esses usuários podem, agora, ativar a carteira de yuan digital a partir do aplicativo móvel de pagamentos do AntGroup e também enviar e receber transações, após recarregar saldos de contas bancárias associadas.

Porém, a função está disponível somente para usuários presentes na lista de boa reputação.

Essas atualizações representam uma outra indicação de que a China está cada vez mais próxima de uma implementação completa de sua tão esperada moeda digital emitida por banco central, chamada de e-CNY ou também de Moeda Digital/Pagamento Eletrônico (DCEP).

Essas novas ferramentas também significam que usuários chineses agora terão três meios de participar do teste de e-CNY: uma carteira de hardware com base em yuan digital, um aplicativo independente de e-CNY sem a necessidade de login e uma carteira de yuan digital dentro do aplicativo, com login do ICBC ou do Alipay.

Em testes anteriores em cidades chinesas, os usuários tinham de ganhar na loteria ou aplicar para bancos estatais para poderem baixar o aplicativo independente para dispositivo móvel, chamado “Digital Renminbi”, por meio de um link de convite.

Apesar de não ser necessário fazer o login para ativar a carteira, os usuários precisam escolher um dos seis bancos estatais chineses como um de seus emissores de e-CNY.

O comunicado feito pela mídia local também informou que o Mybank, do AntGroup, foi adicionado como o sétimo emissor de e-CNY, enquanto que o WeBank, do Tencent, ainda tem de ser ativado.