Yuan digital pode ser uma ameaça à dominância do dólar, segundo autoridades americanas
Representantes de segurança nacional e aparato financeiro dos EUA estão olhando o desenvolvimento de um yuan digital da China com desconfiança.
Um artigo da Bloomberg desse domingo (11), citando fontes anônimas, afirmam que o Tesouro Americano, o Departamento do Estado, o Pentágono e o Conselho de Segurança Nacional (NSC) estão investigando o projeto de moeda digital emitida por banco central (CBDC, na sigla em inglês) da China, pois se preocupam com seu potencial de evitar sanções americanas.
Em novembro, a notícia era que os funcionários de inteligência na administração Trump queriam que a Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (SEC) enviasse um resumo sobre o envolvimento da China com criptomoedas, que eles consideraram como uma preocupação de segurança nacional.
Enquanto isso, o projeto de yuan digital da China continua avançando na opinião pública. Em fevereiro, mais de US$ 17 milhões em yuan digitais estavam em circulação.
Porém, muitos perceberam que o alvo principal de digitizar o yuan não é internacional de forma alguma, e sim um esforço de competir com gigantes empresas de tecnologia locais, como Alibaba e Tencent, cujas plataformas dominam os pagamentos na China.