YouTube vai transmitir programas de TV gratuitamente. E agora, TV aberta?
Assistir programas de televisão no YouTube de forma gratuita passou a ser uma realidade, inicialmente nos Estados Unidos, segundo o anúncio feito pela plataforma nesta quarta-feira (23).
Para que a transmissão gratuita seja possível, os programas terão anúncios, assim como ocorre em comerciais na TV aberta e até mesmo em vídeos de canais de produtores de conteúdo do YouTube — para os usuários que não têm a versão premium do aplicativo.
Segundo o anúncio oficial, o YouTube oferecerá nos EUA mais de 4000 episódios de programas de TV, como o Hell’s Kitchen, Andromeda e Heartland.
Além disso, pretende adicionar 100 novos títulos, entre programas e filmes a cada semana, expandido o catálogo de streaming gratuito da plataforma.
O que o YouTube ganha com a novidade?
Nos EUA, segundos dados de 2021 do Kantar, 85% das casas possuem uma assinatura de vídeo, entretanto, o crescimento no último trimestre ocorreu principalmente por conta dos serviços que oferecem também opções gratuitas, com anúncios.
Dessa forma, 18% das casas utilizam pelo menos um serviço de TV gratuito com anúncios a partir do quarto trimestre de 2021, um cenário atrativo para o YouTube, que expande o leque de possibilidades disponíveis aos consumidores e aumenta a atratividade da plataforma com o novo serviço.
A novidade se une à serviços do YouTube como o aluguel/compra de filmes e o “YouTube TV”, serviço de streaming por assinatura que permite assistir TV ao vivo das principais redes de transmissão e a cabo.
O novo serviço virá para o Brasil?
Até o momento, o serviço está disponível apenas nos Estados Unidos.
Entretanto, segundo dados do Cenp, Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, o investimento de agência de publicidade no Brasil está sendo liderado pela TV aberta e internet.
A pesquisa, que reuniu informações de 298 agências de publicidade, aponta que, ao longo de 2021, 33,5% do investimento foi direcionado para internet e 45,4% para a TV aberta.
Isso pode ser um atrativo para a vinda do novo serviço. E agora, TV aberta?