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Yes, She Cannes: Tá faltando mulher

02 jun 2018, 12:21 - atualizado em 02 jun 2018, 12:21

Por Giovanna Ricci, jornalista que trabalha com propaganda há mais de uma década em grandes agências

Ontem à noite começou uma movimentação nos meus grupos de mensagem e não era nenhuma notícia, nem meme sobre a greve dos caminhoneiros. Era um movimento para informar uma ação que tem como objetivo levar criativas para Cannes.

Já tinha visto a lista dos delegados e percebido a falta de representantes do sexo feminino na categoria “criação”.  Ao longo das minhas passagens por agências de propaganda, tive o prazer de  trabalhar com grandes criativas e de conhecer outras tantas, Adriana Cury, Maribel Suarez, Ana Dolabela, Ana Clelia, Andrea Barion e Andrea Souza foram algumas que me marcaram bastante.

Lembro quando estagiei na Africa e vi que na criação tinha uma dupla de diretoras, achei aquilo tão legal, tão inspirador. Nunca mais esqueci delas, a Joanna Monteiro e a Sibely Silveira.

Há uma movimentação pela inclusão de mulheres na área de criação. Mas numa onda contrária, sabe-se lá por que, esse ano nenhuma jovem criativa representará o Brasil em Cannes.

Segundo o próprio site, o Young Lions “é um programa especial desenvolvido pela organização do Festival Internacional de Criatividade – Cannes Lions, que desde 1992, permite a participação de jovens profissionais criativos da indústria da comunicação, do mundo todo, sob condições especiais”.

Ainda de acordo com o site, o programa “já enviou 417 jovens publicitários”, o “Brasil é o país com o maior número de medalhas, 17” e “é o único ranking de Cannes onde o Brasil lidera num ranking onde figuram mais 50 nações”.

Em 2018, foram selecionados 10 homens para representar a categoria dos criativos. 10 homens x 0 mulheres. É uma goleada maior que o 7×1.

Não posso ser injusta, há mulheres representando o Brasil em outras categorias, são 2 mulheres no atendimento (e nenhum homem), uma mulher e um homem para tanto para mídia e quanto para marketing e a única vaga de planejamento foi preenchida por uma mulher.

Ainda assim, não há nenhuma criativa.

A ação que eu falei no começo, é essa a She Cannes, que surge com a proposta de levar uma das criativas selecionadas no shortlist. Só uma.

E aí topa levar uma criativa? https://readymag.com/shecannes/young/