Internacional

Yellen defende nova alocação de moeda do FMI para ajudar países pobres

25 fev 2021, 11:45 - atualizado em 25 fev 2021, 11:45
Janet Yellen
A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disse que uma nova alocação de SDRs pode aumentar a liquidez para países pobres e ajudar em seus esforços sanitários e de recuperação econômica (Imagem: REUTERS/Jonathan Ernst)

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, defendeu nesta quinta-feira uma nova alocação da moeda própria do Fundo Monetário Internacional (FMI), os chamados Direitos Especiais de Saque (SDRs, na sigla em inglês), mas afirmou que parâmetros amplos são necessários para aumentar a transparência sobre como as reservas são usadas.

Em carta a autoridades financeiras do G20, Yellen disse que uma nova alocação de SDRs pode aumentar a liquidez para países pobres e ajudar em seus esforços sanitários e de recuperação econômica, revertendo a oposição do governo anterior dos Estados Unidos.

Yellen também as encorajou firmemente a usar o excedente de SDRs para sustentar esforços de recuperação em países pobres, junto com financiamento bilateral contínuo.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar