Yara pretende produzir amônia com baixa emissão de carbono em parceria com Enbridge
A fabricante norueguesa Yara Fertilizantes disse nesta sexta-feira, 31, que assinou uma carta de intenção com a empresa canadense de oleoduto e energia Enbridge com o objetivo de desenvolver e construir em conjunto uma instalação de produção de amônia azul de baixo carbono.
Se confirmado, o investimento total do projeto deve ficar entre US$ 2,6 bilhões e US$ 2,9 bilhões, com início da produção entre 2027 e 2028.
A instalação proposta estará localizada no Enbridge Ingleside Energy Center, no Texas, nos Estados Unidos. Uma vez em operação, a instalação terá uma capacidade de produção esperada de 1,2 milhão a 1,4 milhão de toneladas por ano, disse a Yara.
A amônia azul é produzida usando gás natural, com o subproduto dióxido de carbono capturado e armazenado. A amônia pode ser usada como combustível de baixa emissão para transporte e energia, produção de fertilizantes e para aplicações industriais. Prevê-se que cerca de 95% do dióxido de carbono gerado no processo de produção seja capturado e transportado para armazenamento geológico permanente próximo, disse a empresa.
A Yara acrescentou que espera contratar, com o Enbridge Texas Eastern Transmission Pipeline, o transporte para o gás de alimentação que será usado no processo de produção.
A construção de quaisquer instalações estará sujeita ao recebimento de todas as aprovações regulatórias necessárias. Fonte: Dow Jones Newswires