AgroTimes

Yara faz novo corte na produção de amônia com preços recordes do gás

25 ago 2022, 8:22 - atualizado em 25 ago 2022, 8:22
Fábrica de amônia da Yara em Porsgrunn
A utilização da capacidade de amônia da Yara na Europa está em cerca de 35% após a mudança (Imagem: REUTERS/Lefteris Karagiannopoulos/File Photo)

A norueguesa Yara, uma das maiores fabricantes de fertilizantes do mundo, disse nesta quinta-feira que está reduzindo ainda mais a produção de amônia na Europa devido ao aumento dos preços do gás, o mais recente exemplo de uma fabricante cortando a produção em razão dos altos custos de energia.

A utilização da capacidade de amônia da Yara na Europa está em cerca de 35% após a mudança.

“Com isso, a Yara terá reduzido uma capacidade anual equivalente a 3,1 milhões de toneladas de amônia e 4,0 milhões de toneladas de produtos acabados”, disse a empresa em comunicado.

Os fertilizantes requerem grandes quantidades de energia para serem produzidos. Fabricantes como a Yara usam gás no processo.

A empresa usaria seu sistema global de fornecimento e produção para otimizar as operações e atender à demanda dos clientes, acrescentou, incluindo a produção contínua de nitrato, usando amônia importada, quando possível.

A Yara vem alertando repetidamente que o mundo enfrenta um choque extremo de oferta de alimentos, devido a uma combinação de altos preços do gás, guerra na produtora de grãos Ucrânia e sanções à produtora de fertilizantes Rússia.

A Yara é uma das várias empresas químicas europeias que reduziram a produção de amônia devido ao aumento dos preços do gás. As alemãs SKW Piesteritz e BASF já cortaram parte de sua produção de amônia.

A BASF também está considerando novos cortes em sua produção de amônia, disseram fontes à Reuters em julho.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfi

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar