XP segue vendo Gerdau (GGBR4) como melhor opção em siderurgia após tarifas antidumping

A XP Investimentos avalia que a Gerdau (GGBR4) segue sendo a melhor opção de investimento no setor de siderurgia, enquanto Usiminas (USIM5) e CSN (CSNA3) permanecem com recomendação neutra.
Para a corretora, a Usiminas seria a maior beneficiada caso o governo adotasse novas medidas de proteção contra importações.
- CONFIRA: Com o Crypto Times, você recebe em primeira mão diversos conteúdos para investir melhor em criptomoedas; cadastre-se gratuitamente
A análise foi divulgada nesta semana após a decisão do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) de aplicar tarifas antidumping definitivas sobre as importações de chapas de aço carbono da China.
A medida, que substitui tarifas provisórias em vigor desde outubro de 2024, favorece diretamente a CSN, única produtora local desse tipo de chapa, disse a XP. A Usiminas não é afetada, pois não atua nesse segmento.
Apesar do otimismo do mercado com a possibilidade de novas barreiras contra o aço importado, a XP não inclui em seu cenário-base a adoção de tarifas adicionais. A corretora argumenta que medidas desse tipo poderiam pressionar a inflação, o que dificultaria a decisão do governo.
Como alternativa, poderia ser adotado um sistema de cotas mais restritivo, ainda que menos efetivo para a indústria local.