ImóvelTimes

XP traça raio-x dos fundos imobiliários no Brasil e lista perspectivas: confira vídeo

27 jan 2020, 18:27 - atualizado em 27 jan 2020, 18:34
Corretora destrincha mercado de fundos imobiliários (Imagem: Unsplash/@luqizilla)

Diante da alta popularidade dos fundos imobiliários, a XP Investimentos realizou nesta segunda-feira (27) conferência com o analista Renan Manda, delineando perspectivas para o mercado.

Inicialmente, Manda avalia a migração da renda fixa para a renda variável através dos fundos imobiliários, pelo perfil mais conservador deste tipo de investimento.

“Apesar de não ser renda fixa, o fundo imobiliário tem um perfil híbrido”, aponta Manda, ao caracterizar a modalidade como uma ponte entre renda fixa e variável.

Realização

Mais adiante, o analista pondera que, diante da valorização acima de 30% do Ifix (principal índice do setor) em 2019, a realização de lucros no início do ano parece normal.

“O movimento é saudável para manter a racionalidade dos preços”, aponta Manda, destacando que os fundamentos macroeconômicos e microeconômicos permanecem os mesmos.

Fundamentos do mercado permanecem, diz XP (Imagem: Unsplash/@rodrigomouradesign)

Neste sentido, a XP Investimentos afirma que a tendência de juro ínfimo, inflação sob controle e a retomada econômica mantêm-se em voga.

Lajes corporativas em foco

Manda projeta manutenção da retomada no setor de lajes corporativas em São Paulo e com um pouco de lentidão no curto prazo no mercado do Rio de Janeiro, pelo desempenho negativo dos setores petrolífero e público, duas forças-matrizes da economia carioca.

Contudo, “o mercado do Rio de Janeiro não é ruim, está ruim”, aponta Manda, projetando um ou dois anos para a recuperação completa do mercado imobiliário.

Brasil Rio de Janeiro América Latina Turismo
“Mercado do Rio de Janeiro não é ruim, está ruim”, diz Manda (Imagem: Unsplash/@phaelnogueira)

Em termos operacionais, Manda acredita que o segmento paulista de lajes corporativas deverá ser protagonista, com redução das taxas de vacância.

“Não deve ser os 36% de 2019, mas algo próximo a 10% e 15% deve acontecer”, projeta Manda.

Imóveis Ibirapuera São Paulo
Mercado paulistano deve continuar em alta, segundo a XP (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)

Em contrapartida, o analista acredita que parte da recuperação já está precificada no mercado no momento atual.

Shoppings e logística

Em relação aos setores de shopping centers e de centros logísticos, Manda destaca a resiliência de ambos em momentos de maior fragilidade econômica.

“Os retornos de shoppings e logística estão um pouco melhores”, afirma o analista, ao ressaltar a melhor relação entre risco e retorno destes dois setores.

Analista destaca resiliência de setor de centros comerciais (Imagem: Shopping Penha)

Papel e avaliação do mercado

A XP Investimentos destaca os dois tipos de fundos de “papel”: os que investem somente em ativos financeiros do mercado imobiliário, como CRIs e LCIs; e os que compram também parte de outros fundos imobiliários.

“Prêmios acima de 5% e 10% já começam a ficar um pouco mais salgados”, avalia o analista, ao destacar a natureza destes fundos imobiliários.

Como não investem em imóveis físicos, os fundos imobiliários de “papel” possuem avaliação justa mais clara, ou seja, a soma das dívidas e dos outros ativos no mercado deve ser igual ao patrimônio líquido do fundo.

Veja o vídeo na íntegra:

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Graduado em Ciências Econômicas pela USP, tendo cursado mestrado em Ciências Humanas e em Economia na UFABC, Valter Outeiro acumulou anos de vivência no mercado financeiro através de passagens nas áreas de estratégia de investimentos dentro de private banks, em multinacionais produtoras de índices de ações e em redações de jornalismo econômico.
valter.silveira@moneytimes.com.br
Linkedin Instagram
Graduado em Ciências Econômicas pela USP, tendo cursado mestrado em Ciências Humanas e em Economia na UFABC, Valter Outeiro acumulou anos de vivência no mercado financeiro através de passagens nas áreas de estratégia de investimentos dentro de private banks, em multinacionais produtoras de índices de ações e em redações de jornalismo econômico.
Linkedin Instagram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar