BusinessTimes

XP Seguros prevê mais que dobrar carteira, para R$ 100 bi em ativos até junho de 2023, diz executivo

13 set 2022, 9:44 - atualizado em 13 set 2022, 9:44
XP Investimentos
A XP planeja que cerca de 1/4 disso venha dos negócios que chama de novas verticais (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

A XP Inc deve intensificar nos próximos meses o lançamento de produtos na área de seguros e previdência privada, como parte do plano de mais do que dobrar o volume de ativos sob gestão nesse segmento ainda no primeiro semestre de 2023, para 100 bilhões de reais, disse o presidente da XP Seguros.

“A ideia é ter prateleira completa de produtos, em alguns atuando apenas como corretora”, disse Roberto Teixeira à Reuters, citando proteções contra cyberataques, fraudes no PIX, roubo de celular e de cartões, além de produtos odontológicos.

Os comentários mostram como a XP vem ampliando iniciativas para alargar o relacionamento e as receitas com seus cerca de 3,6 milhões de clientes, à medida que seu negócio principal de plataforma de investimentos tem desacelerado novas captações de recursos, em um ambiente de mercado de capitais mais instável.

No segundo trimestre, a empresa teve lucro quase estável sobre um ano antes, com a captação líquida caindo 43%, dado o cenário de juros altos, o que desestimula migração de recursos para vários produtos oferecidos na plataforma da empresa.

Ainda assim, a companhia tem mantido a sua meta de atingir cerca de 40 bilhões de reais em receita até 2025, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 35%.

A XP planeja que cerca de 1/4 disso venha dos negócios que chama de novas verticais, que inclui os serviços de banco, produtos para empresas, além de seguros e previdência, ampliando a concorrência em mercados dominados por grandes bancos.

“Nossa penetração em seguros ainda é de 1%”, disse Araújo.

Em seguros, com atualmente cerca de 45 bilhões de reais em ativos sob gestão, a XP planeja uma evolução mais acentuada, dobrando suas receitas todo ano, trazendo mais seguradoras no portal – hoje são sete, incluindo Prudential, Icatu, Mapfre – e lançando mais produtos próprios. Um deles será o seguro de vida temporário, no qual o contratante pode resgatar em vida.

Recentemente, a XP lançou o seu primeiro seguro de vida, enquanto sua divisão de banco de atacado passou a oferecer proteções para empresas contra riscos financeiros. Na segunda-feira, também lançou um novo fundo de previdência em parceria a SulAmérica.

Parte da ofensiva no setor deve vir da incorporação de negócios como o da corretora BTR, que atua em seguros de saúde corporativos, da qual comprou o controle no mês passado.

“Isso vai nos ajudar a ter mais produtos com foco em pequenas e médias empresas, além de benefícios”, disse Teixeira.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!