Brasil

XP revisa para cima projeção para Selic e vê taxa terminal a 15% ao ano

12 dez 2024, 11:54 - atualizado em 12 dez 2024, 11:54
Selic Juros Copom Banco Central Bacen
XP disse que estratégia ajudará a desacelerar a economia e estabilizar a taxa de câmbio. (Imagem: iStock.com/Rmcarvalho)

A XP Investimentos revisou sua projeção para a taxa Selic terminal, esperando agora que a taxa básica de juros atinja 15% ao ano até maio de 2025.

A decisão veio após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentar a Selic em 1 ponto percentual, para 12,25%, e sinalizar altas adicionais de 1 p.p. nas próximas duas reuniões.

A XP, antes da decisão do Copom, projetava a Selic terminal em 14,25%, com um último aumento de 0,50 p.p. em maio. No entanto, a mensagem “dura” do Copom, que aponta para um cenário econômico “menos incerto e mais adverso” do que o previsto anteriormente, levou a corretora a rever sua estimativa.

Fatores como a inflação persistente acima da meta, o ambiente externo desafiador e a atividade econômica interna aquecida justificam a postura mais rígida do Copom. A XP disse que já havia alertado para pressões inflacionárias crescentes, com projeções de inflação para 2025 próximas a 6%, o dobro da meta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Selic ainda pode ter ajuste adicional, diz XP

Com a nova projeção, a XP espera que o Copom eleve a Selic em 1 p.p. em janeiro e março, seguido por uma alta final de 0,75 p.p. em maio. A corretora não descarta a possibilidade de um ajuste adicional em junho para finalizar o ciclo de aperto monetário.

A XP disse acreditar que a estratégia do Copom, focada no controle da inflação no curto prazo, ajudará a desacelerar a economia e estabilizar a taxa de câmbio até maio do próximo ano.

A casa disse que suas projeções macroeconômicas serão reavaliadas para incorporar a política monetária mais restritiva, com viés de baixa para a projeção do IPCA em 2026, atualmente em 4,5%.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.