XP realiza cortes e ex-funcionários apontam demissão em massa no LinkedIn
Na última semana, o LinkedIn foi tomado por relatos de ex-funcionários da XP Investimentos, que recorreram à rede social para falar sobre os seus desligamentos e atribuírem o ocorrido a um movimento de “Lay-Off” (demissão em massa).
O fenômeno chama atenção pela quantidade de profissionais. Algumas pessoas foram pegas de surpresa, e utilizaram o espaço para prestar agradecimentos pelo tempo de casa, além de reforçar que a ação de corte de custos foi a responsável pelas baixas.
Segundo uma fonte que não quis ser identificada, ouvida pelo Money Times, não se trata de ajustes pontuais na XP. “Não foi um ajuste pontual. Foi muita gente”.
Um ex-colaborador destacou que, além dele, outras onze pessoas haviam sido demitidas apenas na área de dados. “Acabei de saber que eu e mais 11 pessoas envolvidas no time de dados aqui da empresa acabam de ser desligadas. Negócio é negócio, acontece”.
Outros veículos como o Estadão e o Valor Econômico também noticiaram a questão, e trouxeram mais relatos de ex-funcionários da corretora. “Infelizmente o tal do lay-off derrubou muita gente boa na XP, inclusive eu”.
Contatada, a XP não afirmou e tampouco negou as demissões. A assessoria da corretora se limitou apenas em encaminhar uma nota, que diz que, neste momento a empresa possui mais de 180 vagas abertas.
“Em 2022, a companhia contratou aproximadamente 2.500 pessoas em todos os Estados do país, sendo 300 pessoas apenas em outubro”, disse a empresa.
A corretora também informou que possui menos de 2% de market share do mercado financeiro e que segue sua estratégia de inovação e transformação, “investindo e priorizando negócios que atendam às necessidades dos seus clientes e tenham alto potencial de crescimento”.
Siga o Money Times no Linkedin!
Fique bem informado, poste e interaja com o Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!