Inflação

XP melhora projeção para PIB do Brasil neste ano, mas revisa estimativas de inflação para cima

19 maio 2022, 15:36 - atualizado em 19 maio 2022, 15:36
a XP ainda vê desafios na frente inflacionária, e subiu a 9,2% e 4,5%, respectivamente, suas estimativas de inflação para este ano e o próximo (Imagem: REUTERS/Sergio Moraes)

A XP (XPBR31) dobrou sua estimativa para a taxa de expansão econômica brasileira em 2022, a 1,6%, embora tenha elevado suas projeções de inflação para este ano e o próximo devido à materialização de riscos como a adoção de lockdowns de combate à Covid-19 na China.

A revisão para cima do PIB ante o avanço de 0,8% previsto anteriormente veio depois de sinais de forte crescimento da atividade nos últimos meses, “na esteira da reabertura econômica, da recuperação sólida do emprego, do avanço da renda disponível das famílias e do salto nos preços das commodities”, disse a XP em relatório com data desta quinta-feira assinado pelo economista Rodolgo Margato.

No entanto, a XP ainda vê desafios na frente inflacionária, e subiu a 9,2% e 4,5%, respectivamente, suas estimativas de inflação para este ano e o próximo.

Os prognósticos anteriores da instituição financeira para a alta do IPCA eram de 7,4% em 2022 e 4,0% em 2023.

“Em nosso último relatório mensal, discutimos e quantificamos o viés altista para a nossa projeção de inflação. Desde então, muitos dos riscos elencados se materializaram ou tiveram aumento considerável da probabilidade de ocorrência”, disse a XP em relatório separado também com data desta quinta-feira, assinado pela economista Tatiana Nogueira.

“Destaque para o agravamento das rupturas das cadeias de suprimentos globais devido às medidas de lockdown na China, a pressão nos preços de combustíveis e serviços acelerando com a reabertura da economia”, completou a XP.

Com a revisão de cenário, a instituição passa a projetar a inflação ainda mais acima dos centros das metas perseguidas pelo Banco Central — de 3,5% para este ano e 3,25% para o seguinte. Os objetivos têm margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!