XP mantém expectativa de Ibovespa aos 145 mil pontos em 2025 e recomenda 10 ações para investir
![ações - carteira recomendada - mercados](https://www.moneytimes.com.br/uploads/2025/02/acoes-carteira-recomendada-mercados.jpg)
Um salto de 21 mil pontos. Essa é a projeção da XP para o Ibovespa (IBOV) nos próximos 11 meses.
A corretora manteve a expectativa de que o principal índice da bolsa brasileira encerre 2025 aos 145 mil pontos, depois de um forte desempenho em janeiro. O índice subiu 4,9% em reais e 11% em dólares, sendo um dos mercados com melhor desempenho no primeiro mês do ano.
O Ibovespa também continua “barato”, afirmam os analistas. Essa visão se baseia na comparação entre o preço e o lucro (P/L) das ações que compõem o índice, em uma relação em que quanto menor o P/L, mais baratas estão as ações.
Nas contas da XP, o P/L do Ibovespa está próximo dos menores níveis dos últimos 10 anos, em 6,5 vezes contra a média dos últimos 10 anos de 11 vezes. Na projeção da corretora, o índice deve encerrar o ano em um múltiplo de 8 vezes, ao atingir os 145 mil pontos — ainda abaixo da média da última década.
Por que o Ibovespa subiu tanto em janeiro?
O tom positivo foi uma combinação de fatores, na visão dos analistas. No cenário local, os ativos domésticos entraram em “modo de crise” e com menos ruídos com o recesso parlamentar — que levou a uma descompressão significativa dos prêmios de risco no Brasil.
O cenário global também foi mais benigno com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, menos agressivo na questão tarifária do que o esperado.
- VEJA TAMBÉM: Quais são as melhores ações, FIIs, BDRs e criptomoedas para comprar em fevereiro? O programa Onde Investir, do Seu Dinheiro, parceiro do Money Times, dá o veredito.
Onde investir agora
Para avaliar as ações do Ibovespa, a XP divide em quatro subgrupos principais: commodities, financeiro, defensivos e domésticos, conhecidos também como ativos cíclicos.
Em performance, as commodities têm sido o subgrupo com melhor desempenho no Brasil nos últimos 10 anos, mas especialmente no pós pandemia, onde o desempenho se desvinculou materialmente do restante da Bolsa.
Em termos de lucros, as commodities também impulsionaram a maior parte do crescimento dos lucros no Brasil, com uma contribuição substancial após a pandemia, dados os preços mais altos do petróleo, minério de ferro e celulose globalmente, bem como o real mais fraco.
“A conclusão aqui é óbvia: ao investir em ações brasileiras, é crucial ter uma visão e investir nos setores de commodities, e não apenas nos setores relacionados à economia doméstica”, escreveram os analistas Fernando Ferreira, Fellipe Veiga, Júlia Aquino e Lucas Rosa, que assinam o relatório.
Com base nisso, a XP recomenda 10 ações para quem deseja investir ainda antes do carnaval.
Na carteira de janeiro, a corretora adicionou os papéis da Natura (NTCO3), na expectativa de que a companhia continue apresentando resultados mais sólidos e o valuaiton está atrativo.
No setor doméstico, os investidores também vêem com bons olhos as ações do Iguatemi (IGTI11), com a visão de que os shopping centers poderiam se beneficiar de uma possível continuação da queda das taxas de juros de longo prazo.
Os papéis IGTI11 ainda podem ser defensivos em um ambiente de aumento da taxa de juros, segundo os analistas.
A XP ainda recomenda Itaú (ITUB4), com boas perspectivas em relação à carteira de crédito, rentabilidade e robusta remuneração aos acionistas.
Vale (VALE3) também faz parte das recomendações, com a análise de que a empresa está negociando a múltiplos de valuation descontados.
Banco do Brasil (BBAS3), Copel (CPLE6), Gerdau (GGBR4), JBS (JBSS3), Petrobras (PETR4)ç e Suzano (SUZB3) completam as indicações.