Eleições 2022

XP/Ipespe: Lula sobe 3 pontos, a 46%, e amplia vantagem; Bolsonaro mantém 35%

23 set 2022, 12:03 - atualizado em 23 set 2022, 12:03
Lula
O ex-presidente e atual candidato Luiz Inácio Lula da Silva segue liderando as intenções de voto, mostra nova pesquisa da XP/Ipespe (Imagem: Facebook/Lula)

A XP/Ipespe divulgou nesta sexta-feira (23) mais um levantamento de intenção de voto para o primeiro turno das eleições presidenciais. Segundo a pesquisa, a vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação ao principal rival aumentou em 3 pontos percentuais em relação à sondagem de agosto, a 46%.

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição, ficou estável com 35% de intenções de voto. Na sequência, Ciro Gomes (PDT) caiu de 9% para 7%.

Simone Tebet (MDB), oscilou um ponto percentual para baixo, a 4%.

Soraya Thronicke (União Brasil) saiu de zero para 1%, enquanto Felipe D’Avila (Novo) perdeu o 1% da última sondagem e ficou com zero.

Os votos brancos e nulos aumentaram 1 ponto percentual, a 7%, enquanto os eleitores indecisos se mantiveram em 2%.

Outras simulações

Já na resposta espontânea, quando o pesquisador não apresenta o nome dos candidatos, Lula subiu 1 ponto percentual em relação a agosto, a 41%, e Bolsonaro se manteve em 34%.

Em um eventual segundo turno, a diferença entre o petista e o presidente voltou a subir para 17 pontos percentuais, ante 15 pontos, com Lula a 54% e Bolsonaro a 37%.

Entenda a metodologia

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%.

A pesquisa contratada pela XP Investimentos. O Ipespe ouviu 2.000 entrevistados por telefone entre os dias 19 e 21 de setembro.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar