XP Inc derrete 12% em NY após analista levantar dúvida contábil
As ações da XP Inc (XP) fecharam em queda de mais de 13% em Nova York nesta sexta-feira, a 30,99 dólares, no menor valor desde o IPO da empresa em dezembro passado. Na mínima da sessão, chegaram a 30,24 dólares.
Nesta tarde, circulou entre profissionais do mercado financeiro anúncio de escritório de advocacia dos EUA, citando um relatório sobre a XP que levantava questões sobre a precisão das divulgações contábeis da plataforma de investimentos.
Procurada pela Reuters, a XP Inc. afirmou que durante o processo recente de IPO passou pelo escrutínio de quatro escritórios de advocacia reconhecidos mundialmente e duas das maiores firmas de auditoria do mercado.
“Além disso, diversos investidores institucionais de classe mundial auditaram a XP de todas as formas possíveis, inclusive por meio de processo próprio de diligência legal e/ou contábil”, afirmou a XP na nota, na qual reforça “seu total compromisso de transparência com seus clientes e investidores”.
Na nota, a XP Inc. disse que no mercado norte-americano é comum que “companhias abertas sejam acionadas por escritórios de advocacia que visam ingressar com ações coletivas (class action) para tentar buscar acordos financeiros”.
A Reuters tentou entrar em contato com o Winkler Group via seu website, mas a empresa não retornou aos pedidos de comentário.
Em trechos compartilhados no Twitter, Nick Winkler, da empresa especializada em análise financeira forense The Winkler Group, afirma que a companhia estava “short” (vendida) em XP após descobrir o que chamou de irregularidade contábeis, divulgações financeiras inadequadas e discrepância de auditoria.
CEO of $XP, Brazil’s Charles Schwab, is not disclosing a R$5 million fine in IPO prospectus. We raise questions about the accuracy of XP’s financial statements after discovering accounting irregularities and more. Read the report: https://t.co/vGxORmHYCL #stocks
— Nick Winkler (@TheWinklerGroup) March 6, 2020
O escritório de advocacia Block & Leviton publicou anúncio para interessados em abrir processo contra a XP citando o relatório. Também o Rosen Law publicou anúncio similar.
O IPO da XP foi precificado a 27 dólares por papel em dezembro de 2019, com as ações disparando na estreia na Nasdaq e fechando o primeiro pregão a 34,46 dólares. Na máxima intradia desde então, chegaram a 43,52 dólares, alcançando um valor de mercado de mais de 100 bilhões de reais.