BusinessTimes

XP Inc. compra IGTI e entra no mercado de ensino superior

08 nov 2021, 10:27 - atualizado em 08 nov 2021, 10:27
XP Inc Mercados Ações
Aquisição do Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação (IGTI), faculdade de educação a distância com foco em tecnologia e inovação, marca entrada da XP no mercado de ensino superior (Imagem: XP Inc./LinkedIn/Reprodução)

A XP Inc. (XP) anunciou nesta segunda-feira (8) a primeira aquisição de sua área estratégica do setor educacional, a XP Educação. A empresa adquiriu 100% dos ativos do Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação (IGTI), faculdade de educação a distância com foco em tecnologia e inovação.

Com a compra do IGTI, a XP entra no mercado de ensino superior, abrindo oportunidades principalmente para a Xpeed, sua escola de educação financeira e empreendedorismo.

O IGTI oferece 88 cursos nas áreas de IT development, cloud computing, cyber security, IA (Inteligência Artificial), data science, user experience, agile e transformação digital.

Somando os ativos do IGTI, a XP Educação dobra o tamanho das suas operações. A equipe de funcionários sobe para mais de 100 colaboradores e o número de cursos cresce de 61 para 149. A base de alunos é ampliada para mais de 122 mil pessoas (ante 82 mil antes da aquisição).

O nome da escola será mantido. Os atuais executivos do IGTI, Vinícius Bozzi Nonato e Guilherme Cavalieri, seguirão na operação.

Segundo Paulo de Tarso, CEO da XP Educação, a aquisição pode se tornar uma porta de entrada para projetos futuros, incluindo a criação da Faculdade XP.

“Isso nos abrirá muitas oportunidades, principalmente para Xpeed, que poderá ampliar o portfólio de cursos ofertados, principalmente em pós-graduações, como os MBAs”, afirmou.

“Inclusive, pode ser a porta de entrada para a criação da Faculdade XP e se tornar uma iniciativa relevante de desenvolvimento de novos talentos para a própria XP”.

A negociação foi conduzida pelo time de M&A (Fusões e Aquisições) Proprietário da XP. Do lado do IGTI, a transação foi liderada pela Imeri.