Corretoras

XP afirma que criou sistema “TradePush” para eliminar falha notada pela CVM

17 fev 2018, 18:55 - atualizado em 17 fev 2018, 18:55

A XP Investimentos criou um sistema, conhecido como “TradePush”, que visa eliminar falhas como as encontradas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) em uma auditoria realizada em 2016 e que se tornou pública esta semana (veja aqui), informou a corretora nesta sexta-feira (17).

Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito 

A autarquia selecionou 48 ordens em três escritórios de agentes autônomos da XP e identificou um problema na formalização dos registros de 7 ordens. Nestes casos, os clientes só foram informados das operações após a execução delas. Isso, sob a visão do regulador, poderia caracterizar um serviço de consultoria, o que não é permitido.

Guilherme Benchimol, diretor presidente da XP, também foi incluído no processo. De acordo com a nota da empresa, isso só aconteceu porque ele é o responsável perante à CVM, “não tendo contribuído diretamente para eventual falha”.

O processo da CVM apura “a responsabilização de XP Investimentos CCTVM S.A. e de Guilherme Dias Fernandes Benchimol por infração ao disposto no artigo 12, parágrafo único, c/c artigo 13, caput e parágrafo único, da Instrução CVM nº 505/2011”.