XP adquire Olivia, plataforma de inteligência artificial que ajuda a investir
A XP Investimentos adquiriu uma participação da fintech de inteligência artificial Olivia, criada no Vale do Silício por dois brasileiros. Com o acordo, a corretora será parceira oficial de investimentos dentro da plataforma Olivia, que irá começar a funcionar no Brasil em breve. O anúncio foi feito na última terça-feira (5).
Acompanhe as carteiras recomendadas de fevereiro
Essa não é a primeira vez em que as duas empresas decidem trabalhar juntas. No ano passado, a Olivia e a XP criaram o assistente Max, lançado pela corretora em setembro.
O principal objetivo do produto no país, segundo Lucas Moraes, co-fundador da Olivia, é desenvolver nos brasileiros uma maior capacidade de investir. “Nos Estados Unidos, nosso usuário médio poupa apenas 0,8% da renda familiar por mês quando começa a usar a Olivia. Em apenas 60 dias, esse percentual salta para 5,7%”, afirma.
A parceria entre as duas empresas permitirá que os clientes tenham recomendações personalizadas de produtos financeiros de acordo com o perfil e a capacidade de investimento de cada pessoa. A ideia, de acordo com Moraes, é que o dinheiro economizado pelo usuário por meio da Olivia se torne um investimento na XP.
“Estamos criando um futuro no qual os produtos financeiros serão inteligentes, incluindo empréstimos que se pagam sozinhos, contas que te ajudam a gastar melhor e investimentos que crescem por si só”, diz o co-fundador da plataforma. “Nesse futuro, as pessoas nunca mais precisarão pensar em dinheiro”.
Os interessados em garantir acesso à Olivia antes do lançamento oficial no Brasil devem se inscrever no site.