Carros

Xodó do Brasil: Mesmo fora de linha, Volkswagen Gol continua no top 5; veja os mais procurados

05 out 2023, 19:17 - atualizado em 05 out 2023, 19:17

VW Gol está entre os cinco seminovos mais procurados [Imagem: Reprodução]
Mesmo aposentado desde a virada do ano, VW Gol continua exercendo um forte impacto no mercado de automóveis do Brasil.

Segundo a última pesquisa da Mobiauto, feita em parceria com o marketplace Autotech, os modelos 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023 ainda fazem algum sucesso no mercado de seminovos.

Nada que se compare ao período entre 1987 e 2014, quando o Gol comandou o número de vendas, mas ainda assim o suficiente para garanti-lo entre os 5 seminovos mais vendidos do país no presente.

Consultor automotivo e CEO da Mobiauto, o economista Sant Clair de Castro Jr., comentou os resultados extraídos do último levantamento.

“Modelos seminovos perderam 8,5% neste período de 12 meses. O Gol? Na média, ele depreciou 7,62%, o que o coloca bem próximo à média de todo o mercado. Mas quando você lembra que ele saiu de linha, ora, não há como desprezar o resultado. O modelo da VW ainda é um queridinho dos brasileiros”, diz.

Ao que parece, o Gol continua sendo, e o será por um bom tempo, um legítimo campeão de vendas – inclusive no meio dos seminovos. Nesse cenário, os mais velhos (’19 e ’20) perderam percentuais ainda menores: menos de 5%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Modelo 22 é exceção

A Mobiauto alerta que a única exceção ao forte sucesso é o antepenúltimo modelo fabricando antes do fim da produção (considerando, nesta conta, o Gol Last Edition). O ano/modelo 2022 perdeu 13.24% desde que foi lançado.

Segundo Saint Clair Jr, o fenômeno é decorrente da alta de preços dos modelos zero km durante a pandemia. “O zero km, justamente esse Gol 22, subiu muito de preço na época. E agora começa a ocorrer uma natural acomodação de valores, o que pressupõe uma desvalorização percentualmente mais acentuada”, diz.

O desvio com relação ao Gol 2022 se corrige na derradeira versão do hatch mais popular da Volkswagen. O modelo 2023 12V perdeu somente 6,14%, embora haja outra explicação que auxilie no índice.

“Você já parou para olhar os preços dos chamados ‘Fusca Itamar’, principalmente o 96? No meio dos colecionadores, esses carros pegaram preços absurdos, até próximo a R$ 100 mil. Entendo que é a mesma coisa que acontecerá com o Gol 2023. O último valerá muito daqui a alguns anos, o que sugere, desde já, uma depreciação menor”, comenta.

Substituto de Gol foi carro 0km mais vendido em setembro

Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou o número de emplacamentos referentes ao mês de setembro.

Se no mês de agosto o VW Polo havia dado farol para o Chevrolet Onix, em setembro, o hatch da Volkswagen pôde ultrapassar o concorrente.

Dentro do segmento de leves, o Polo obteve 9.515 emplacamentos na base mensal e 71.927 emplacamentos no acumulado do ano.

Já o hatch da Chevrolet foi emplacado 8.033 vezes no mês passado, acumulando 70.746 emplacamentos no acumulado do ano.