Xi Jinping quer evitar “desastres secundários” do coronavírus na economia

A China tem que fazer todos os esforços para manter o controle econômico e social enquanto enfrenta a epidemia de coronavírus, além de evitar causar pânico que possa levar a “desastres secundários”, disse o presidente, Xi Jinping, a autoridades sêniores mais cedo neste mês.
A Reuters informou nesta semana que Xi alertou autoridades em 3 de fevereiro que os esforços para conter o novo coronavírus foram longe demais, ameaçando a economia. Esses comentários foram feitos dias antes de Pequim adotar medidas para aliviar o impacto.
O discurso de Xi em 3 de fevereiro ao Comitê Permanente do Politburo foi publicado na íntegra pelo jornal do Partido Comunista Qiushi neste sábado.

Ele mostrou como Xi pediu às autoridades para adotar políticas visando a sustentar a economia mesmo enquanto controlavam a disseminação do coronavírus.
No discurso, ele disse que a epidemia, que matou mais de 1.500 pessoas e infectou mais de 66 mil até agora, está impactando a economia, especialmente as indústrias.
Ações precisavam ser adotadas para manter a cadeia industrial da China e encorajar as empresas a retomarem a produção, disse ele.