Presidente chinês diz à Cúpula do G20 que IA não deve ser um “jogo dos países ricos”, segundo a Xinhua
O presidente chinês, Xi Jinping, fez um alerta na Cúpula do G20 no Rio de Janeiro de que a inteligência artificial não deve ser um “jogo dos países ricos e dos ricos”, informou a agência de notícias estatal Xinhua nesta segunda-feira.
Xi também pediu mais governança internacional e cooperação em IA, segundo a Xinhua. Mais cedo, Xi destacou o apoio da China ao mundo em desenvolvimento e prometeu mais iniciativas de ajuda, incluindo a proposta de uma iniciativa com três outros membros do G20 para ajudar o Sul Global a obter melhor acesso a inovações científicas e tecnológicas.
- VEJA TAMBÉM: Economista revela criptomoeda que tem potencial de multiplicar dinheiro investido em até 300 vezes (não é Bitcoin)
Em uma sessão sobre a reforma das instituições de governança global, o líder chinês alertou contra o protecionismo em nome do desenvolvimento verde e de baixo carbono, referindo-se às tarifas sobre produtos chineses, como veículos elétricos e biodiesel, impostas por membros do G20 preocupados com o fato de a transição verde de suas economias poder torná-los dependentes da China.
“Precisamos melhorar a governança do comércio global e construir uma economia mundial caracterizada pela abertura”, disse Xi, segundo a Xinhua.
Xi, que está em uma viagem diplomática pela América Latina, também criticou o protecionismo na semana passada ao participar do fórum da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico em Lima, Peru.