CryptoTimes

X2Y2 faz distribuição gratuita de tokens para tentar destronar a líder OpenSea

16 fev 2022, 15:47 - atualizado em 16 fev 2022, 15:47
NFT vetor Freepik
A X2Y2 fez com a OpenSea o que o mercado chama de “ataque de vampiro” (Imagem: Freepik)

A X2Y2, plataforma de comercialização de tokens não fungíveis (NFTs) lançou um “ataque de vampiro” à líder do mercado, a plataforma OpenSea, distribuindo milhões de tokens para sua base de usuários.

A ação da X2Y2 segue os passos da LooksRare, que fez algo semelhante em janeiro deste ano, mas espera que sua iniciativa não gere tanta negociação de lavagem, assim como acontece com a plataforma lançada no mês passado.

Um “ataque de vampiro” ocorre quando um projeto distribui gratuitamente tokens a usuários de um projeto em blockchain já existente. O objetivo é incentivar a audiência-alvo a experimentar o novo projeto e elegê-lo para seu uso, ao invés do projeto concorrente.

Para iniciar o ataque, a X2Y2 está realizando uma distribuição para usuários da OpenSea. O projeto está doando 120 milhões de tokens, que correspondem a 12% do total do fornecimento do token nativo da plataforma, o X2Y2.

A distribuição, no entanto, encontrou alguns obstáculos. Nesta quarta-feira (16), a plataforma precisou suspender a distribuição, devido a reclamações quanto a dificuldades no resgate dos tokens.

A equipe prometeu retomar a distribuição nas próximas 48 horas. Antes da suspensão, somente 7% dos tokens haviam chegado aos usuários.

Além disso, alguns observadores notaram seções potencialmente problemáticas do contrato de resgate de tokens da distribuição. Segundo esses observadores, ao aprovar o resgate da distribuição, os usuários poderiam ficar com suas carteiras vulneráveis a roubo de NFTs.

Em resposta, a equipe da plataforma X2Y2 forneceu provas de que havia solucionado o problema ao remover a habilidade de remoção de itens da carteira de usuários.

Segundo um link do Etherscan fornecido pela equipe, a plataforma também transferiu o certificado de propriedade do contrato para uma carteira com múltiplas assinaturas (“multisig”), armazenada no Gnosis Safe, a fim de reduzir riscos futuros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais são as diferenças entre LooksRare e X2Y2?

Segundo o litepaper da plataforma, publicado em janeiro, X2Y2 tem algumas diferenças em relação à LooksRare. A primeira é que a distribuição é para todas as 861.417 carteiras que negociaram na OpenSea antes de janeiro deste ano.

Na distribuição de tokens da LooksRare, somente carteiras que haviam negociado pelo menos 3 ethers (US$ 9 mil) na OpenSea entre junho e dezembro de 2021 eram elegíveis para o resgate dos tokens.

Além disso, na X2Y2, os negociadores não receberão recompensas ligadas ao volume negociado. As únicas recompensas na plataforma serão feitas por meio do staking do token X2Y2.

Ao limitar as recompensas vindas do staking, a plataforma planeja eliminar a “mineração para negociação”, a qual leva à negociação de lavagem, algo muito comum na LooksRare.

Visto que a LooksRare atrelou suas recompensas às atividades de negociação, negociadores foram incentivados a comprar e vender NFTs para eles mesmos, com o objetivo de inflar os dados do sistema – e foi exatamente isso que aconteceu.

theblock@moneytimes.com.br