William Alves: Tônica da Semana – Mercado é míope com a inversão da curva de juros nos EUA?
Por William Castro Alves, economista e especialista em mercados internacionais – Acompanhe em “Bugg“
RESUMO DA SEMANA EM FRASES ALEATÓRIAS…
China x EUA; Oh my God!; Paúra; recessão; curva de yield; China retalha; crise nos EUA; compra ouro; Hong Kong em clima de tensão; compra ouro;dólar explode; Argentina vai aos ares; antecipa eleição na Itáila; compra ouro; acabou, vende tudo; compra aproveita…
INVERSÃO DA CURVA DE JUROS E A PAÚRA
Mas, calma! Vamos por partes!
Houve uma celeuma muito grande com a inversão da curva de juros de 2 anos com a de 10 anos, o que em tese não faz sentido pois, em situações normais, os credores ou investidores requerem um juro maior quanto maior for o prazo. A leitura é de que com a recessão vindo, em algum momento os juros virão abaixo como resposta dos Bancos Centrais. Tal movimento reacende e reforça a ideia de recessão à vista, o que obviamente não é bom para o mercado. Simples assim.
Curva de diferença de juros de títulos de 2 e de 10 anos
Mas, tem um ponto que muitos se esquecem! Por que o yield dos títulos americanos de longo prazo caem? Porque mais pessoas compram esses títulos! Preços sobem e o yield correspondente cai! Mais pessoas apavoradas com o que vem pela frente compram os T-Bonds americanos e seus juros caem!
Como faço para operar isso? Quem quiser acompanhar os bonds do governo americano, existem vários ETF’s disponíveis. Alguns deles: TLT (T20Y), IEF (T7Y-10Y), IEI (T3Y-7Y). Eles subiram bem, dá uma olhada no gráfico abaixo!
TEMOS O DIFÍCIL TRABALHO DE PENSAR!
Meu trabalho aqui é pensar! Sempre posso estar errado! Mas ainda assim dou minha cara a tapa aqui neste espaço!
Essa paúra dos juros acaba retroalimentando esse conceito de eclosão de uma grande e grave crise global, gera aquele círculo vicioso com mais e mais economistas e jornais falando em recessão, tal qual ocorreu em dezembro de 2018. Tipo aquele pagodin clássico:
Aí vem o desespero
Machucando o coração
Eu me entrego por inteiro … “vendendo minha posição” (rs).
Voltando aos juros, essa foto aí embaixo é um bom meme da atualidade, adicione ali não só os economistas, mas o mercado.
Postei no twitter que a inversão da curva em si só não garante NADA! Veja que o desempenho do S&P após a tal inversão foi de uma alta de 2,5% nos 3 meses após o episódio, +4,87% nos 6 meses seguintes, +13,48% um ano depois, +14,73% nos 2 anos seguintes, e +16,41% 3 anos depois, de acordo com dados do Dow Jones Market.
Desempenho S&P após inversão da curva
Não só isso, na média, demora ao menos 13 meses até alguma recessão bater. Nesse meio tempo a bolsa pode fazer altas de mais de 20% até o chamado pico. E isso tudo considerando que a história se repetirá, o que não necessariamente é verdade!
Pico S&P após inversão da curva
“Muito mais dinheiro foi perdido com investidores se preparando para correções ou tentando antecipar correções que de fato nas correções”
Cedo ou tarde alguma crise virá pois a economia é cíclica, faz parte! Mas penso que, na realidade, temos mais uma vez a paúra tomando conta. Hoje me parece mais fumaça do que fogo! Lembrem-se: o mercado é míope!
Veja inclusive que os últimos dados macroeconômicos surpreenderam pela ponta positiva, ou seja, vieram melhores que o esperado! O Citi Economic Surprise busca capturar isso:
Índice Citi de Surpresa Econômica
Então você tem dados que mostram economia ARREFECENDO mas ainda em expansão; Bancos Centrais prontos para atuarem para segurar qualquer slowdown mais forte; potencial uso de políticas fiscais. Portanto, acho bem prematuro apostar em crise agora. Sim, o mundo anda estranho e esfriando, mas mercado é maníaco-depressivo e, a meu ver, tende a exagerar as coisas!
Como faço para operar isso? Quem não se intimida com uma potencial crise pode aproveitar a queda recente das ações nos EUA e se expor a alguma recuperação do maior mercado do mundo. O SPY e o QQQ são 2 ETF’s que te permitem exposição ao S&P e Nasdaq; tem outros que são alavancados, ou seja, 2x ou 3x a variação do índice.
OURO É O OURO BIXO?
Um fato que reforça essa percepção é o de que nos últimos dias MUITA GENTE me procurou querendo saber como investir em ouro ou mineradoras de ouro! Obviamente que o ouro já subiu bem, NINGUÉM veio me perguntar com uma tese concreta de oferta e demanda da commodity. A maioria queria comprar porque não para de subir e tem uma “crise aí” e a unica salvação é o ouro.
Ouro Futuros – Powered by TradingView
Fora isso me parece um “trade crowdeado”, ou seja, muitos hedge funds já apostando na alta, será que haverão mais compradores para continuar a puxar o metal para cima?
Posso estar errado, mas definitivamente não entro no ouro agora!
Como faço para operar isso? Para quem quiser se exportem um ETF de código IAU que é uma opção. Ou para quem busca alavancagem tem o NUGT que oferece 3x a variação do ouro! De maio para cá acumula alta de 140%!
O BRASIL… SUAVE NA NAVE
No Brasil, o ajuste externo se deu pelo câmbio (dólar). Real se desvalorizou rapidamente tal qual outras moedas de países emergentes. Estamos bem, mesmo assim em qualquer sinal de crise o câmbio responde rápido! Isso só reforça a tese de diversificação internacional!
Gráfico USD/BRL – Powered by TradingView
Juros nem se mexeu! “Tá tranquilo, tá favorável”?
Gráfico Brasil a 10 anos – Powered by TradingView
E vamos falar a verdade, a bolsa brasileira (linha verde) quase nem caiu meus Srs e Sras! Abaixo a comparação com os emergentes (linha vermelha). Da máxima ao fechamento de sexta foram -5,7% algo a meu ver bem normal.
Comparativo desempenho Bolsa Brasileira e emergentes
Sigo otimista e minha mão coça para comprar algumas ações, aproveitar e usar o caixa de 8% que acumulei na minha Carteira.
Como faço para operar isso? Essa é fácil né! Além das ações no Brasil, lá fora você pode comprar o ETF “EWZ” que oferece exposição a ações brasileiras + o câmbio. E para os mais otimistas o BRZU oferece alavancagem de 3x ao EWZ!
FORTES EMOÇÕES
Mercado é feito de fortes emoções, olhando a frente tem bastante coisa “bacana” para ocorrer, então estejamos preparados! Uma montanha-russa de eventos que tendem a gerar volatilidade aos mercados.
Eventos das próximas semanas
A esses teríamos ainda que adicionar as votações internas, reformas e etc.
SE CONSELHO FOSSE BOM …
Se conselho fosse bom a gente cobrava e não dava de graça…kkk
Ainda assim, humildemente te digo: ninguém vai te avisar quando a próxima crise vai bater! Nenhum youtuber, educador, analista, guru, gênio, cartomante, e muito menos eu! Porque ninguém sabe quando ela vem!
Partindo desse ponto de partida, cabe a nós nos preparamos, psicologicamente e em termos de conhecimento sobre mercado. Ao investirmos em empresas nos tornamos sócios delas, então temos que saber o que se passam com elas! Foquem nas empresas nas quais vocês investem seu dinheiro! Tal qual quando compramos algo de valor e pesquisamos informações, façam o mesmo com ações! Eu faço isso com as minhas e ainda assim tomo algumas surpresas, mas ainda assim o resultado tem sido muito bom! #ficadica.