Aplicativo

WhatsApp vira principal canal de comunicação com empresas para 68% dos usuários

11 mar 2019, 17:06 - atualizado em 11 mar 2019, 17:09
aplicativo whatsapp
WhatsApp está se consolidando cada vez mais como um canal de negócios (Imagem: Pixabay)

O aplicativo WhatsApp é o principal canal de comunicação com marcas para 68% dos usuários, segundo a pesquisa Panorama da Mensageria no Brasil, realizada pela Mobile Time e pela Opinion Box com patrocínio da Infobip. Dentre eles, 76% usam a plataforma para tirar dúvidas e pedir informações, 61% para receber suporte técnico e 60% para receber promoções.

“A pesquisa mostra que o WhatsApp está se consolidando cada vez mais como um canal de negócios”, afirma Yuri Fiaschi, head das Américas da Infobip. “O aplicativo foi lançado como canal empresarial em agosto do ano passado, e as empresas já demonstram muito interesse”.

Se quer entrar na bolsa, é melhor que veja estas ações antes

Startup cria aplicativo para agendamento de consultas

O levantamento, realizado com pouco mais de 2.000 brasileiros, também apurou que 57% dos usuários desejam usar o WhatsApp para pagamentos, percentual que cresceu desde a pesquisa anterior, de agosto de 2018. 43% ainda disseram preferir gerenciar o dinheiro em conta bancária virtual contra os 36% que optam pela conta bancária tradicional.

As formas de conteúdo mais utilizadas pelo aplicativo são: trocas de mensagens de texto, com 92% das respostas, troca de imagens, com 77%, e troca de mensagens de áudio, também com 77%.

O que está em alta

O SMS apresentou uma leve alta, indo de 25% para 27% ante a pesquisa anterior, ao passo que o número de entrevistados que nunca ou quase nunca enviam SMS caiu de 18% para 13%. 30% dos entrevistados também afirmaram receber mensagens em SMS todos os dias.

cartões SIM
Número de mensagens via SMS aumentam e estão voltando a ser tendência (Imagem: Pixabay)

O Instagram também está se consolidando, chegando a passar do Facebook Messenger. O aplicativo foi adicionado pela primeira vez neste ano, e já está presente em 65% dos smartphones. 84% dos usuários disseram usar o Instagram todo dia ou quase todo dia.

Adesão do RCS

Com a chegada do Rich Communication Services (RCS) ao Brasil, espera-se que esta nova tecnologia – descrita como uma evolução do SMS, permitindo, além de texto, fotos e vídeos nas mensagens – rivalize com o WhatsApp.

“Será um ano bem agitado para o mercado de mensageria no mundo todo”, comenta Fiaschi. “No Brasil, a chegada do RCS pode causar um impacto interessante em um mercado em que o WhatsApp é líder absoluto”.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar