WhatsApp terá sua própria criptomoeda
O WhatsApp deve passar a ter sua própria cryptomoeda, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2019. Isso é o que aponta uma reportagem do New York Times, que cita fontes próximos ao projeto. O objetivo é tornar mais fácil o envio e recebimento de dinheiro entre amigos e familiares pelo mensageiro.
As pessoas com as quais o veículo conversou preferiram não revelar sua identidade, mas disseram que o projeto já está em fase avançada. O Facebook já estaria, inclusive, em conversas com casas de câmbio especializadas em criptomoedas, já informando que a opção pode chegar antes do meio do ano.
A ideia do Facebook não é efetivamente criar uma moeda disruptiva como o bitcoin, mas apenas usar os mecanismos de tecnologia para garantir mais segurança nas transações. Assim, eles informaram que a moeda deve ser baseada em valores de outras, como o dólar e euro, para ajudar a manter a estabilidade.
O Facebook também estaria usando o WhatsApp como plataforma de testes para este serviço, podendo ampliar a proposta para além do mensageiro, colocando a integração também no Messenger e Instagram.
A proposta pode se tornar uma constante de programas semelhantes. O Telegram, principal concorrente do mensageiro, já levantou US$ 2 bilhões no ano passado para a criação do Gram, a sua própria criptomoeda. A empresa promete lançamento para este ano. Leia mais sobre a captação do Telegram aqui.
Outro serviço que está planejando o mesmo movimento é o Signal com a Mobile Coin. A expectativa é de que esta criptomoeda chegue ao mercado até o fim de 2019.
Fonte: New York Times