BusinessTimes

Westinghouse será vendida por até US$ 7,9 bi, com crescente interesse em energia nuclear

11 out 2022, 21:03 - atualizado em 11 out 2022, 21:03
A Brookfield Business disse que espera gerar cerca de 1,8 bilhão de dólares em receitas com a venda de sua participação de 44% na Westinghouse (Imagem: mzter/Pixabay)

A Cameco e a Brookfield Renewable Partners disseram nesta terça-feira que vão comprar a fabricante de equipamentos para usinas nucleares Westinghouse por 7,9 bilhões de dólares.

O acordo envolvendo um dos nomes mais célebres da indústria de energia americana, com valor patrimonial de 4,5 bilhões de dólares, ocorre no momento em que a energia nuclear está vendo um aumento no interesse em meio a uma crise de energia na Europa e preços crescentes do petróleo e do gás natural.

A energia nuclear é fundamental para os países atingirem as metas globais de emissão líquida de carbono zero e pode estar à beira de um boom visto após a crise do petróleo dos anos 1970.

“Estamos vendo alguns dos melhores fundamentos de mercado que já vimos em energia nuclear”, disse o executivo-chefe da fornecedora de combustível de urânio Cameco, Tim Gitzel.

A Cameco deterá 49% da Westinghouse, enquanto a Brookfield Renewable e seus parceiros deterão o restante.

A Westinghouse foi comprada da Toshiba pela Brookfield Business Partners, uma unidade da gestora de ativos canadense Brookfield, que saiu da falência em 2018, por 4,6 bilhões de dólares, incluindo dívidas.

A Brookfield Business disse que espera gerar cerca de 1,8 bilhão de dólares em receitas com a venda de sua participação de 44% na Westinghouse, com o saldo distribuído entre parceiros institucionais. A expectativa é que o negócio seja fechado no segundo semestre de 2023.

No ano passado, a Reuters informou que a Brookfield Business estava explorando opções, incluindo a venda de uma participação minoritária na Westinghouse.

A Brookfield Renewable e seus parceiros pagarão cerca de 2,3 bilhões de dólares pelo negócio, enquanto a Cameco incorrerá em custos de capital de cerca de 2,2 bilhões. A estrutura de dívida existente da Westinghouse permanecerá em vigor.

A Cameco, uma das maiores fornecedoras de combustível de urânio, disse que financiará a compra por meio de uma combinação de dinheiro, dívida e capital.

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar