Política

Wellington Dias diz que consenso sobre PEC da Transição está muito próximo

21 nov 2022, 12:10 - atualizado em 25 nov 2022, 15:20
Wellington Dias
Wellington Dias disse ainda que o futuro governo também está de olho no lado dos cortes de despesas (Imagem: Facebook/Wellington Dias)

Coordenador da área de Orçamento na equipe de transição de governo, o senador eleito Wellington Dias (PT-PI) afirmou nesta segunda-feira que o consenso sobre a chamada PEC da Transição está “muito próximo” de ser alcançado e que o texto deverá ser formalizado até a terça-feira.

Em entrevista à GloboNews, Dias disse que a intenção é que a proposta seja aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no plenário do Senado e, na próxima semana, siga para apreciação da Câmara dos Deputados.

Segundo o petista, para agilizar a tramitação na Câmara, a matéria deverá ser apensada a uma outra proposta que já está no plenário. Na prática, isso abreviaria a tramitação normal –que precisaria passar pela CCJ e por uma comissão especial da Câmara– antes de ser votada diretamente em plenário.

O senador eleito indicou ser necessário acelerar a tramitação porque após a aprovação da PEC terá de se votar o Orçamento do próximo ano para adequar as mudanças feitas pela proposta.

“Precisamos aprovar a proposta nas duas Casas em tempo de sacramentar no PLO (projeto de lei orçamentário”), considerou.

A minuta da PEC prevê que o Bolsa Família, com a manutenção para o próximo ano do valor de 600 reais mais 150 reais por crianças até 6 anos, seja mantido fora do teto de gastos de forma permanente.

Dias não quis responder se a equipe de transição concordaria em reduzir o prazo da exceção do benefício social do teto de gastos para dois anos, conforme tem se discutido nos bastidores. No entanto, ele considerou que seria uma “barganha muito ruim” se estabelecer um prazo.

Apesar de ter dito que o consenso está próximo, o senador eleito não detalhou detalhes do texto final.

Wellington Dias disse ainda que o futuro governo também está de olho no lado dos cortes de despesas.

“Onde houver desperdício, condições de corte, não tenha dúvidas, já no primeiro momento haverá cortes”, disse.

“O objetivo é alcançar o equilíbrio das contas”, reforçou.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar